Primeira juíza negra do Brasil profere palestra em Teresina neste sábado

 

A magistrada vem a Teresina para ministrar a conferência “O racismo é contrário ao Direito”.

A juíza e desembargadora aposentada do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Luislinda Dias de Valois Santos, profere palestra neste sábado (22/02), às 8 horas, no auditório da OAB Piauí. A atividade faz parte do 1º Seminário Estadual de Direitos Humanos e Diversidades, realizado pelo Grupo Matizes e a Corregedoria Geral de Justiça.

A magistrada vem a Teresina para ministrar a conferência “O racismo é contrário ao Direito”, na qual ela abordará como o racismo é tratado no meio jurídico, além de falar sobre sua trajetória de vida, que foi marcada por muitas dificuldades, lutas e vitórias, que a tornaram a primeira juíza negra do Brasil.

De acordo com a coordenadora geral do Grupo Matizes, Carmem Ribeiro, o tema é de grande relevância para ser discutido, sobretudo, com o público da palestra, que é, em sua maioria, estudantes de Direito e Serviço Social, militantes de movimentos sociais e professores.

“Achamos muito importante trazer à tona o debate do racismo, tendo em vista as inúmeras manifestações preconceituosas que temos presenciado recentemente. Portanto, queremos propor uma reflexão para todos os participantes”, afirma Carmem Ribeiro.

Este pensamento é compartilhando por todos os presentes no evento. Segundo o estudante de Serviço Social da Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão (Facema), Kayron Logo, 24, as palestras servem para uma compreensão melhor sobre temas que a sociedade costuma não discutir. “Está sendo muito enriquecedor participar deste evento”, ressalta.

O 1º Seminário Estadual de Direitos Humanos começou nessa quinta-feira (20), e segue até amanhã (22). Ao todo, participam cerca de 650 pessoas. Todas as atividades são realizadas no auditório da OAB Piauí.

 

 

Fonte: Portal ODia

+ sobre o tema

para lembrar

Malala, Nobel da Paz, é idolatrada no mundo e rejeitada em seu país

Jovem que ganhou o Prêmio Nobel da Paz nesta...

Entenda o Pisa, que apresenta dados da avaliação mundial de educação

Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa, na sigla...

De ex-aluno a personagem de livro didático, Rene Silva se torna inspiração

Aos 11 anos de idade, Rene Silva dos Santos,...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=