Andar pela escola ajuda a derrubar o mito do diretor inacessível

É necessário mostrar e afirmar a todos que nós, diretores, também fazemos parte da escola e estamos presentes nesse espaço

Por Joelma Souza, do Gestão Escolar 

Reprodução/Gestão Escolar 

Um dia, eu estava andando pelo refeitório da escola durante o almoço das crianças quando fui surpreendida pela Beatriz, uma menina de 6 anos que estuda no 1º ano do Ensino Fundamental.

– Senta aqui e vem almoçar comigo, ela disse.

Aquele convite me desarmou e eu não pude recusar!

Peguei um prato com a refeição do dia, preparada pelas funcionárias, e me sentei com ela. Foi o que bastou para choverem crianças junto a nós. Os meninos estavam bastante surpresos com a diretora da escola sentada ao lado deles. Um ficava cutucando o outro, espantados com a minha presença.

Eu me alimento, converso e dou risada como qualquer outra pessoa. Foi o comentário da semana entre os alunos!

Em uma reunião de diretores, dois dias após daquele almoço, compartilhei o episódio com meus colegas. Fiquei frustrada com o que escutei sobre suas rotinas: eles disseram dedicar a maior parte do tempo aos afazeres administrativos em suas salas. Muitos deles não têm nem tempo para circular e viver momentos valiosos como esses que eu vivi.

Acredito que faz toda a diferença cumprimentar os alunos na entrada, nos intervalos e na saída e entrar em sala de aula para desejar bom dia. Além disso, é importante fazer o mesmo com todos os funcionários da limpeza, da cozinha e da secretaria e estar aberta e disponível para recepcionar os pais e a comunidade. É necessário mostrar e afirmar a todos que nós, diretores, também fazemos parte da escola e estamos presentes nesse espaço.

Costumo fazer isso todos os dias na escola e percebo que isso derruba o mito do diretor carrasco e distante, uma figura inacessível para todos. Se eu ficasse na minha sala durante todo o horário de trabalho e não andasse pela escola, por exemplo, a Beatriz nunca teria me convidado para almoçar com ela!

Nos próximos dois textos, vou contar para vocês sobre a importância de circular pelos espaços da escola, focando no que é preciso observar na infraestrutura da instituição para garantir que tudo esteja bem cuidado e funcionando bem.

E vocês, acham que os alunos e a comunidade escolar os veem como diretores carrascos e distantes? O que você faz para espantar esse mito?

Beijos, Sonia Abreu

+ sobre o tema

para lembrar

Os Estados e a universidade pública

Por: PAULO GABRIEL SOLEDADE NACIF   A rede de...

A universidade e o segundo turno das eleições

Por: Ronaldo Tadêu Pena, Heloisa Murgel Starling,Marcos Borato Viana...

Da periferia para a universidade: “Sei que vou sofrer preconceito”

Egressos de escola pública vivem euforia da aprovação em...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=