Gordofobia está presente na rotina de 92% dos cidadãos brasileiros, mostra estudo

Uma pesquisa encomendada pela Skol Diálogos e realizada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) Inteligência apontou que a gordofobia (preconceito contra pessoas obesas) está presente na rotina de 92% dos brasileiros. Entre os cidadãos que, no estudo, não se reconheceram como preconceituosos, 89% admitem que já falaram ou ouviram alguém dizer a frase “ele (a) é bonito (a), mas é gordinho (a)”.

no JCRS

Por outro lado, apenas 10% daqueles que se declaram preconceituosos assumem que são gordofóbicos. Outros 8% também reconhecem que têm preconceito estético com outros aspectos da aparência física das pessoas.

O interesse pelo tema da gordofobia tem aumentado. De acordo com o Google, as buscas pelo termo cresceram 57% entre janeiro e setembro de 2017. A palavra “gordice” também é muito proliferada como algo negativo – 62% dos entrevistados pelo Ibope Inteligência revelam que já ouviram a frase “gordo só faz gordice”. A pesquisa foi feita de 21 a 26 de setembro, através de entrevistas pessoais e domiciliares. Foram ouvidas 2.002 pessoas.

+ sobre o tema

para lembrar

Unicamp abre inscrições para vestibular 2014

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) abriu inscrições para...

Decisões do STF contra censura em escolas é tema de campanha nas redes sociais

A Ação Educativa, em articulação com diversas entidades que...

O pedagogo de Facebook

Segundo o site de humor SENSACIONALISTA, 98% dos usuários...

Enem: Tire todas as suas dúvidas para entender as notas do Enem

1 - Como tenho acesso às minhas notas no...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=