‘Não importa quão boa você é’, diz Simone Biles sobre padrões de beleza

Enviado por / FonteUniversa

Um dos maiores nomes do esporte da atualidade, a ginasta Simone Biles não escapa da pressão por padrões de beleza. Em entrevista para a revista Vogue americana, que traz a atleta na capa da edição de agosto, a campeã olímpica disse que precisou lidar com muitas críticas pela aparência desde que se tornou conhecida.

A ginasta Simone Biles na capa de agosto da revista Vogue americana
Imagem: Divulgação

“Não importa quão boa você é no seu esporte, na vida, no trabalho, a primeira coisa que as pessoas falam é sobre sua aparência”, disse.

A atleta de 23 anos contou que os comentários ofensivos vinham de competidores e do público. “Eles focavam no meu cabelo, o quão grossas minhas pernas eram. Mas Deus me fez assim e sinto que se eu não tivesse essas pernas, não seria capaz de ter tantos movimentos batizados com meu nome”, declarou.

Atualmente, Biles é referência em seu esporte, com cinco medalhas olímpicas. No entanto, nem sempre se viu representada antes de se tornar um exemplo para outras atletas negras.

“Ao crescer, não vi muitas ginastas negras. Então, toda vez que via, me sentia totalmente inspirada a tentar ser tão boa quanto elas. Lembro de assistir Gabby Douglas nas olimpíadas de 2012 e pensar: ‘Se ela pode fazer, eu também posso’.”

Ela faz questão de deixar claro que não quer comparações. “Não sou a próxima Usain Bolt ou Michael Phelps. Sou a primeira Simone Biles”, declarou.

+ sobre o tema

“Além de preto, é viado” por Higor Faria

O acúmulo de preconceito, a invisibilidade e a vulnerabilidade...

Artista paulistana Val Souza quer combater racismo no Brasil dançando

Vestindo shorts curtos e um top que deixa a...

Marcha das Vadias mulheres contra a violência sexual

Ação foi contra a ideia de culpar as mulheres...

Travesti é morto a tiros em São Bernardo do Campo

Vítima seria líder de outros travestis na região do...

para lembrar

Polícia Militar ajuda a reduzir a violência doméstica a mulheres em Cataguases

Uma queda de 10% no índice de violência doméstica...

“No golpe em curso, as mulheres têm muito a perder”

Para vice-diretora do Instituto de Ciência Política da Universidade...
spot_imgspot_img

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a Nath Finanças, foi eleita uma das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo pela organização...
-+=