UBERABA: É feriado e comunidade prepara extensa programação comemorativa

 

 

O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à inserção do negro na sociedade brasileira. Uberaba está entre os mais de 360 municípios nacionais que instituíram a data como feriado municipal. A lei de n° 10.678, do dia 3 de dezembro, prevê que nenhum órgão público abra suas portas. Ou seja, as esferas municipais, estaduais e federais não irão funcionar. Apenas atividades de emergência, como os hospitais, terão seu funcionamento normal. No entanto, a data é ponto facultativo para o comércio, indústria e demais instituições privadas.
A situação da lei gerou grande polêmica junto aos comerciantes da cidade. Mesmo podendo funcionar normalmente, muitos não aceitaram o feriado que está dentro do limite de quatro feriados municipais aos quais Uberaba tem direito anualmente. Os representantes afrodescendentes de Uberaba, por sua vez, não entendem o porquê de tal reclamação. “Todos são favoráveis e vamos realizar manifestos a favor do “Dia”. Eles não têm noção da importância desta data, que não é só para os negros, e sim para todos que lutam contra a desigualdade. Eles esqueceram que o negro também compra”, desabafa Antônio Carlos Marques, diretor do Departamento de Ações Artísticas e Culturais, no qual está inserida a sessão de cultura afrobrasileira.
Para o presidente do Conselho de Participação e Integração da Comunidade Afrobrasileira, Evaldo Alves Cardoso, todos têm o direito de reclamar. “Esta lei municipal já está para se tornar uma lei federal. Mas cada um fala o que quer”, afirma o “Saruca”, como é conhecido por todos.

Programação – O dia 20 terá uma série de atividades diversificadas para a comunidade afrodescendente uberabense. O Conselho de Participação e Integração da Comunidade Afrobrasileira realizará toda a sua programação juntamente com a Prefeitura Municipal. “Já está tudo bem adiantado. Vamos fazer diversas apresentações culturais ao longo do dia. Congado e capoeira estarão presentes entre elas. Palestras e a realização de exames contra a anemia falciforme devem fazer parte da programação. Só falta a definição dos locais e dos horários exatos. Tudo deve ser anunciado já no início da próxima semana”, afirma “Saruca”. (RN)

Matéria original

+ sobre o tema

para lembrar

Macaé Evaristo comemora avanço na carreira dos professores em Minas Gerais

A secretária de Estado de Educação de Minas Gerais, Macaé...

Não toquem em Machado de Assis

Chego tarde à discussão sobre a legitimidade de adaptações...

A Verdade sobre a Escravidão Negra no Brasil

A Verdade sobre a Escravidão Negra no Brasil -...

Projeto A Cor da Cultura na Universidade – inscrições até 15/08

SELEÇÃO DE PROPOSTAS PARA ESTABELECIMENTO DE PARCERIA VISANDO EXECUÇÃO...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=