Menino somali que constrói os próprios brinquedos terá agora a chance de estudar

Guled Adan Abdi tem apenas 13 anos e é um garoto diferente dos da sua idade. Ele vive na Somália e é apaixonado por fazer brinquedos eletrônicos com material reciclado, principalmente com garrafas de óleo usadas.

Do  HuffPost Brasil

Autodidata, Guled aprendeu como instalar motor nos brinquedos que ele mesmo monta, observando o funcionamento de carros de verdade. Sua história foi revelada pela BBC África.

“Eu comecei a fazer brinquedos quando eu era mais novo, e costumava brincar com eles sem nenhum motor. No entanto, mais tarde, eu me perguntei: ‘Por que você não os transforma em máquinas motorizadas?'”, contou ele à emissora, acrescentandoque criou os motores observado os carros em Buhodle, cidade onde vive.

Órfão de pai, o menino vive com a mãe, um irmão e uma irmã, e frequenta o terceiro ano da escola, onde a maioria dos alunos tem oito anos de idade. De acordo com a reportagem da BBC, quando as coisas ficam complicadas financeiramente para a família, eles voltam para uma área remota da região, onde vivem seus parentes.Quando está lá, o menino não pode ir à escola.

Mesmo com uma frequência escolar abaixo do desejado, foi Asha Ahmed Omar, um professor de Guled, o principal entusiasta de seu trabalho. Além de estimular o jovem, o docente comprou algumas baterias – que custam cerca de R$ 1 – para que o garoto prosseguisse com o seu trabalho, que nem sempre foi apoiado pela família: sua mãe chegou a jogar algumas de suas invenções no lixo.

Como sua fama se alastrou pela cidade, o garoto foi convidado para ir a Garowe, cidade principal da regão semi-autônoma de Puntland. Comovido com a história de Guled, o presidente da província se comprometeu a financiar sua educação.

“Eu quero, gradualmente, aprender como fazer carros de verdade”, contou ele à BBC. Alguém duvida?

+ sobre o tema

para lembrar

Governo federal anuncia reajuste de 7,86% a professores

Piso salarial para jornada de 40 horas semanais vai...

O que os profissionais da educação podem esperar com a aprovação do Fundeb?

Aprovação do Fundeb: o novo Fundo de Manutenção e...

Risco é criar elite em meio a mal remunerados

É preciso recuperar as médias salariais no magistério, para...

Por que as universidades particulares estão demitindo professores?

Para especialista, a reforma trabalhista e a retirada de...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=