Na Nigéria, bonecas ‘Rainhas da África’ desbancam a Barbie em vendas

Com a economia da Nigéria em ascensão e mais crianças negras do que em qualquer outro lugar do mundo, Taofick Okoya ficou perplexo ao descobrir, anos atrás, que não havia no mercado uma boneca negra para a sobrinha. O empreendedor, hoje com 43 anos, notou que havia uma brecha no segmento de brinquedos, com pouca concorrência de multinacionais como a Mattel, fabricante de Barbie.

Foi aí que ele decidiu criar seu próprio negócio. Encomendou as peças na China, montou-as na própria Nigéria e acrescentou um toque local – trajes típicos desta região da África.

Sete anos depois, Okoya vende entre 6 mil e 9 mil unidades mensais das linhas “Rainhas da África” e “Princesas Naija”. Ele calcula dominar de 10% a 15% de um mercado ainda pequeno, mas que cresce aceleradamente. “Eu gosto”, disse Ifunanya Odiah, de 5 anos, que mal continha o entusiasmo ao ver uma boneca fabricada por Okoya em um shopping center de Lagos, a maior cidade do país. “Ela é negra, igual a mim.”

Embora muitas multinacionais estejam explorando os mercados africanos, a experiência de Okoya indica que, pelo menos em algumas áreas, há espaço para que empresas locais aproveitem o conhecimento nativo de modo a atender uma classe média cada vez maior e mais sofisticada.

Ninguém duvida do potencial econômico da Nigéria. O economista Jim O’Neill, criador da sigla Brics (que reúne grandes nações em desenvolvimento – Brasil, Rússia, Índia, China e posteriormente África do Sul). Recentemente, ele popularizou outra sigla, a Mint, alusiva a uma nova onda de emergentes: México, Indonésia, Nigéria e Turquia.

Com cerca de 170 milhões de habitantes, a Nigéria é disparadamente a mais populosa nação africana. E, com um crescimento em torno de 7% ao ano, aspira ultrapassar a África do Sul como maior economia do continente.

+ sobre o tema

Frantz Fanon: Pele negra máscaras brancas – Download

Frantz Fanon - Pele negra máscaras brancas Tradução de Renato da...

Hoje na Historia, 14 de março de 1914, nascia Abdias Nascimento

ABDIAS NASCIMENTO  BIOGRAFIA (curta) Abdias Nascimento (1914-2011), poeta, escritor, dramaturgo, artista...

Curitiba: Uma conversa sobre tolerância

Cinco negros em um palco, contando 50 piadas de...

para lembrar

Entenda por que o mundo está de olho no que acontece no Mali

Um grupo de militares do Mali prendeu, nesta terça-feira,...

Vitória: Mumia Abu-Jamal, do panteras negras, não será mais executado

O ativista negro Mumia Abu-Jamal, ex-membro do grupo Panteras...

Joia no dente: acessório da cultura hip-hop está na boca das famosas

Alicia Keys apareceu no perfil do Instagram com um...
spot_imgspot_img

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...

Iza faz primeiro show grávida e se emociona: “Eu estou muito feliz”

Iza se apresentou pela primeira vez grávida na noite do sábado (27), em um show realizado no Sesc + Pop, em Brasília, no Distrito Federal. Destacando...

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...
-+=