2024 chega com o centenário de Nelson Sargento, baobá de Mangueira e do samba

Enviado por / FontePor Mauro Ferreira, do g1

 Nelson Mattos (25 de julho de 1924 – 27 de maio de 2021) – o cantor, compositor, músico, pintor e escritor carioca imortalizado como Nelson Sargento – viveu quase 97 anos.

Não teve tempo de chegar a um século de vida, mas 2024 entra em cena com promessa de festa pelos 100 anos desse artista que – com perdão do clichê – se tornou alta patente do samba e de Mangueira.

Nelson Sargento está eternizado como entidade na constelação do céu verde-e-rosa. Um símbolo de elegância e de resistência, proclamada no título do samba mais famoso da obra autoral do compositor, Agoniza, mas não morre (1978), apresentado há 46 anos na voz de Beth Carvalho (1941 – 2019), outra eterna estrela do céu verde-e-rosa.

Também autor de Falso amor sincero (1979), samba celebrado pelos versos “O nosso amor é tão bonito / Ela finge que me ama / E eu finjo que acredito”, Nelson Sargento carregou na voz grave e rouca bem mais do que um século de lutas do povo negro pela conquista da liberdade plena e da igualdade social.

Guerra enfrentada na cadência do samba, gênero “duramente perseguido” – como Sargento sentenciou em verso da obra-prima do artista – nas esquinas, nos botequins e nos terreiros ainda hoje alvos de intolerância racial e religiosa.

Enquanto vivo, Nelson Sargento foi importante porta-voz dessa luta e do próprio samba. Um baluarte. Um baobá fincado com raízes indestrutíveis no solo do morro de Mangueira.

Morto, o bamba permanece como estrela-guia, exemplo de força e elegância a ser seguido pelos bambas que continuam a nascer em Mangueira e em outros polos de resistência do samba.

Que o Brasil festeje com pompa em 2024, sobretudo em 25 de julho, o centenário de nascimento do baobá Nelson Sargento!

+ sobre o tema

2ª Bienal Black Brazil Art abre inscrições

Estão abertas até o dia 30 de outubro as...

Cinthya Raquel: Como aplicar base – pele negra

Muita gente pergunta como aplicar base em pele negra,...

para lembrar

A representação negra na novela Avenida Brasil da Globo

O jornalista e editor do portal Correio Nagô, André...

Filha de Whitney Houston tem morte cerebral. Pai decide manter aparelhos ligados

Filha de Whitney Houston, Bobbi Kristina teve sua morte...

Drake revela que JAY-Z e Michael Jackson estão em seu novo álbum

Algumas horas depois de liberar a tracklist, Drake decidiu revelar as...
spot_imgspot_img

Censo 2022: população quilombola tem perfil jovem e maioria masculina

As populações quilombolas possuem perfil mais jovem do que o observado na população total do Brasil. Além disso, nos territórios quilombolas, a presença dos...

Festival Feira Preta tem shows de Luedji Luna, Tasha & Tracie e Marcelo D2 a partir de sexta no Parque Ibirapuera, em SP

Mais uma edição do Festival Feira Preta, um dos maiores eventos de cultura negra da América Latina, vai ser realizado a partir desta sexta-feira...

Podcast Pessoas: Temporada Vidas Negras é destaque do mês no Museu da Pessoa

Nele, cada episódio apresenta a edição de uma entrevista que compõe o acervo do Museu da Pessoa no formato storytelling. O Podcast, lançado em 2020,...
-+=