O canto de sereias

Será que há no DNA dos Estados nacionais o cromossoma da corrupção? Desde que se constituiu a superestrutura do Estado temos denúncias de desvios, superfaturamentos, propinas. Esquemas parecem tomar conta do cenário há séculos, numa mistura perniciosa de interesses. A falta de ética, a conduta duvidosa de agentes públicos e privados, a busca pelo dinheiro fácil, envergonham a todos que ainda acreditam no oposto: na ética, no fruto do trabalho, no interesse coletivo.

Por Jandira Feghali no Jornal do Brasil 

Em nome destes, que quero acreditar são ampla maioria, há que se investigar a fundo, punir, evitando antecipações e pré-julgamentos e, principalmente, impedindo que a democracia seja violada com ações intempestivas que tentam impingir a governantes atos e supostas autorizações para os ilícitos, com o claro objetivo de interromper o mandato de uma presidente legitimamente eleita, sem qualquer prova da sua participação.

Para além de apurar é necessário que façamos reformas estruturantes como aríetes desta luta em defesa dos recursos públicos e contra políticas que se destinam somente a determinados grupos econômicos. Fundamental neste caminho é a aprovação de uma reforma política que acabe com o financiamento de empresas nas campanhas eleitorais. Não porque isso determine, de forma generalizada, comportamentos questionáveis, mas porque limitaria distorções, dificultaria a fraude e a violação dos direitos dos cidadãos, verdadeiros destinatários dos recursos orçamentários.

Nas regras atuais, com o financiamento privado empresarial e sem limite de gastos aprovado no congresso, algo exigido em lei, mas não cumprido, todos os partidos acabam recorrendo ao financiamento de empresas para garantir minimamente a sobrevivência numa tentativa de furar o bloqueio de campanhas milionárias que nublam a disputa, tornando-a desleal e injusta.

Sabemos que há aqueles que recebem apoio para poder levar seus nomes aos eleitores, porque nos projetos em que acreditam há defesa sincera do desenvolvimento nacional, da ampliação da infra-estrutura urbana de transporte de massa, de setores industriais para geração de emprego, da inovação e desenvolvimento de tecnologias nacionais na draconiana competição com empresas internacionais. Não guardam qualquer relação com improbidade, ilegalidades ou desvios.

O que vemos, no entanto, é que parcela do legislativo e dos executivos, em todos os níveis, se rendem – no Parlamento, nos governos e em empresas públicas ou fundos de pensão – chegando a comportar-se como despachantes de interesses das empresas e do próprio bolso. Cedem, assim, ao canto de sereias, a interesses nada republicanos.

Defendo a investigação e, sem generalizações irresponsáveis, que se separe o joio do trigo, sem misturar relações saudáveis com empresas nacionais com atitudes ilícitas.

Prevenir, coibir e acabar com a corrupção passa, necessariamente, por não aceitar que qualquer agente público seja corrupto e por dificultar a ação dos corruptores. Nesse sentido, a reforma política é urgente, tendo a vedação de contribuição empresarial como principal foco, eliminando boa parte da corrupção eleitoral e suas terríveis consequências.

Vamos às ruas coletar 1.500.000 assinaturas para completar a iniciativa popular e fazê-la tramitar no Congresso Nacional com a força da opinião pública. Vamos reivindicar que o Ministro Gilmar Mendes devolva, com seu voto, a ação impetrada pela OAB, no Supremo Tribunal Federal, que afirma ser inconstitucional a contribuição de empresas em campanhas eleitorais. Já temos maioria de votos naquele tribunal e a votação precisa ser finalizada.

Vamos lutar por eleições limpas! Por controle institucional e social dos governos, parlamentos, sistema de justiça e órgãos públicos. Por garantias democráticas e respeito ao dinheiro público!

*Jandira Feghali é deputada federal reeleita pelo PCdoB-RJ

+ sobre o tema

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz...

para lembrar

Exposição retrata passado de violência colonial da Holanda que inclui Brasil

Os magníficos retratos de corpo inteiro de Oopjen Coppit...

Vá votar em legítima defesa!

A eleição do Brasil em 2022, sem dúvidas, será...

Lula sanciona reajuste de 7,7% para aposentados, diz Mantega

Por: Nathalia Passarinho   Para compensar, equipe econômica fará...

Parlamentares deveriam ser responsabilizados por homofobia

Pai e filho foram atacados em um centro de...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a votação na Câmara dos Deputados que selou a permanência na prisão de Chiquinho Brazão por suspeita do...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A relação, atualizada na última sexta-feira...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...
-+=