Cuba: governador de Nova York firma acordo para importar vacina contra câncer de pulmão

Medicamento, desenvolvido após 15 anos de pesquisa, oferece a possibilidade de que câncer, mesmo avançado, se converta em doença crônica controlável

Do Opera Mundi

Em viagem a Havana, o governador de Nova York, Andrew Cuomo, assinou um acordo para importar a vacina terapêutica contra câncer de pulmão criada por cientistas cubanos, como foi noticiado pelo jornal Granma nesta quarta-feira (22/04). A missão comercial encabeçada pelo político norte-americano também resultou em um acordo para a entrega de um software dedicado à indústria médica cubana.

A parceria foi acordada entre o Centro de Imunologia Molecular de Cuba e o Instituto Roswell Park contra o Câncer de Nova York. O medicamento oferece a possibilidade de que o câncer de pulmão, mesmo em estado avançado, se converta em uma doença crônica controlável.

“Estamos muito emocionados de poder levar a vacina aos EUA e tratar os pacientes. Isso não teria sido possível sem esta missão comercial, que facilitou a assinatura do acordo”, afirmou a diretora do Instituto Roswell Park, Candance Johnson, que integra a missão.

635652433679828882w

A vacina CIMAVax-EGF foi desenvolvida pela ilha em 2011 após 15 anos de pesquisa e será o segundo medicamento da indústria farmacêutica cubana a entrar nos EUA. O primeiro foi o Hebertprot-P, contra úlceras por diabetes, licenciado há dois anos para o mercado norte-americano. Cuba comercializa 38 remédios para cerca de 40 países, o que representa uma importante fonte de divisas para a economia da ilha.

Apenas Cuba e Peru têm a vacina registrada. Brasil, Argentina e Colômbia estão tramitando a inscrição. Reino Unido e Austrália desenvolvem exames clínicos. O medicamento tem direito a patente em qualquer lugar do mundo.

f0033755

A missão também resultou na criação de um convênio entre a empresa nova-iorquina Infor, que desenvolve softwares para indústrias específicas.

De acordo com o conselheiro delegado da empresa Charles Phillips, a companhia “fará um intercâmbio com uma universidade do país para capacitar estudantes que possam manusear essas tecnologias”. Ele disse ainda ter se impressionado com o “nível e a experiência existente em Cuba na área da tecnologia da saúde”.

+ sobre o tema

Ultrassom israelense que destroi tumores chega a SP

O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo...

Tradição de parteiras está no centro de incentivo ao parto normal na Grã-Bretanha

Até 2011,o índice de cesarianas realizadas no Reino Unido...

Tecnoporto: chip para não engravidar

Por: Hugo Brito A fundação mantida pelo criador da Microsoft, Bill...

A saúde privada oferece assistência de qualidade?

Nota do Brasil Debate A saúde, direito social garantido pelo artigo...

para lembrar

Obama e Raúl Castro têm encontro histórico na Cúpula das Américas

Os presidentes de Estados Unidos e Cuba, Barack Obama...

A vacina deu a medida de Bolsonaro

O início da vacinação no mundo deu ao público...

Covid: 60,4% dos quilombolas ainda não receberam 2ª dose da vacina

Se em dados gerais a vacinação contra a Covid-19, doença...

Cuba punirá jogadores da seleção de vôlei detidos após acusação de estupro

Após seis jogadores serem acusados de "estupro agravado" na...
spot_imgspot_img

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

Dados do Ministério da Saúde mostram que apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe. Até o momento, 14,4 milhões de doses foram...

Vacinação contra HPV, principal causador de câncer de útero, passa a ser em dose única

A vacinação contra o HPV (vírus do papiloma humano), principal causador de câncer de colo de útero, além de outros tipos, passa a ser em dose única. A ação foi anunciada...

Dengue: adolescentes de 12 a 14 anos já podem se vacinar no DF

Adolescentes de 12, 13 e 14 anos já podem receber a dose contra a dengue no Distrito Federal. De acordo com a Secretaria de...
-+=