Juliana Alves, a Suellen de “Caminho das Índias”, escapou da pecha de ex-BBB

Enviado por / FontePor Luana Borges, do UOL

Apesar da aparência voluptuosa, Juliana Alves nem de longe tem o ar espalhafatoso de Suellen, sua personagem em “Caminho das Índias”, da Globo. Meiga e discreta, a atriz não se considera expansiva, ainda que seja bem-humorada e não tenha muitas papas na língua. “Adoro brincar, mas não me acho extrovertida. A não ser quando estou em um ambiente com gente conhecida”, admite. Mas nem sempre é essa a impressão que Juliana causa. Isso porque ela, que também é bailarina, adora se soltar na pista de dança. “A única hora que sou extrovertida é quando estou dançando. Mas, no dia a dia, sou mais na minha”, confessa.

Essa discrição não pode ser atribuída ao papel da atriz na trama de Glória Perez. A fogosa Suellen, que trabalha como garçonete na pastelaria de dona Ashima, de Mara Manzan, está sempre disposta a encarar uma noite na gafieira. Para compor a personagem, ela conta com a ajuda do figurino exuberante, com acessórios extravagantes. “A marca registrada dela é usar braceletes, desde os mais simples até os cheios de ‘strass'”, diverte-se.

Para dar conta do bailado, Juliana frequentou aulas de dança de salão. Mas como a dança faz parte de sua vida desde os quatro anos de idade, a atriz não teve a menor dificuldade em aprender os passos. “Quando a coreografia estava montada, a professora me passava para eu praticar”, conta.

Aos 27 anos, Juliana já atuou em produções como “Prova de Amor”, da Record, “Amazônia – De Galvez A Chico Mendes”, da Globo, além de ter feito participações em seriados como “Faça Sua História” e “A Grande Família”. A atriz também recebeu elogios com seu último papel em “Duas Caras”, quando interpretou a fogosa Gislaine. “Pensei que fosse viajar depois da novela, fazer vários cursos ao mesmo tempo. Não esperava ser chamada para tantas participações”, diz.

Juliana, que começou a estudar teatro aos 12 anos, admite nunca ter pensando seriamente em atuar na tevê. A oportunidade surgiu depois de sua participação na terceira edição do “Big Brother Brasil”. Apesar disso, ela raramente é lembrada como uma ex-“BBB”. “De tanto dar entrevista e falar sobre isso, as pessoas acabam lembrando”, conta. Curiosamente, na novela, Suellen sonha em participar do “reality”. “Penso em algumas pessoas da casa e imagino como seriam o sentimento e as necessidades da Suellen”, conta Juliana, sonhando com seu próximo papel. “Quero interpretar uma personagem sem maiores vaidades, pura, bem diferente das últimas”, diverte-se.

A atriz também se sente à vontade com o elenco. Diante de tantos veteranos, ela aproveita para aprender tudo o que pode. “Minha personagem não tem família, mas tem vários amigos e pessoas com quem se relaciona”, comemora ela, que faz par romântico com Stênio Garcia, intérprete do Dr. Castanho. O casal ainda não engatou uma relação sólida, mas Juliana torce para que eles se entendam. Afinal, o psiquiatra – outro exímio dançarino – proporciona à moça bons momentos, não só nos bailes, como em restaurantes chiques. “Ele é um galanteador e mexe com a vaidade dela. Mas ela diz que está ‘cozinhando’ o Dr. Castanho. Isso significa que a Suellen está esquentando a relação para ver se vale a pena”, explica.

A mesma cautela Juliana tem ao avaliar seu próprio trabalho. Autocrítica e “pé no chão”, ela não esconde a insatisfação ao ver no ar algumas de suas cenas. Muitas vezes são pequenos detalhes que a desagradam. “Acontece de eu não gostar da maneira como falei uma palavra”, exagera. “No teatro, você tem a oportunidade de melhorar dentro da mesma situação e na tevê é só uma chance. Amanhã é outro texto”, compara. Ela chega a ser dura consigo mesma. “Ainda não estou satisfeita. Mas sempre busco melhorar”, ressalta.

Mas é impossível negar que o esforço de Juliana está sendo reconhecido. Desde que estreou na tevê em “Chocolate Com Pimenta”, em 2003, não parou mais. Mas, para a atriz, não é apenas o talento que importa. “Acho que a nossa carreira depende de oportunidade, de perseverança e de sorte também”, avalia.

 

 

+ sobre o tema

Senegalês marca golaço de cabeça contra Costa do Marfim

O atacante Papis Demba Cissé, que joga no...

Pesquisa confirma: negros são desfavorecidos no setor metalúrgico

Uma pesquisa encomendada pela  Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT...

Blue Ivy, filha de Beyoncé, faz 10 anos e surpreende por altura em foto com a avó

Blue Ivy, filha de Beyoncé, completou 10 anos de idade...

Cantora baiana-brasiliense Rosa Passos homenageia Djavan em novo álbum

Depois do sucesso de É luxo só, com sucessos...

para lembrar

Beleza negra: como cuidar da sua pele neste verão

A beleza negra tem um toque especial e, exatamente...

EUA: protestos e debates raciais lembram morte de jovem negro

A morte do adolescente negro Trayvon Martin pelo disparo...

Um lugar chamado Notting Hill: os distúrbios raciais de 1958

Distúrbios raciais em famoso bairro de Londres tornaram evidentes...

Companhias de dança questionam papéis de gênero no balé

Grandes estúdios estão revendo os estereótipos da dança clássica...
spot_imgspot_img

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...
-+=