Desigualdades Raciais, Sociodemografias e na Assistência ao Pré-natal e ao Parto

 

As desigualdades raciais nas condições de saúde das populações permanecem sendo um grande problema de saúde pública em vários países, como expressão de diferenças biológicas, disparidades sociais e discriminação étnica.

A mediação dessas desigualdades se depara com problemas metodológicos para distinguir o quanto é inerente à questão racial, independentemente de outros aspectos como o acesso à informação, emprego, bens materiais, serviços de saúde ou mesmo da percepção do racismo. Todos esses fatores agem sinergicamente, amplificando os resultados negativos sobre a saúde e, simultaneamente, alimentando as desigualdades nas condições de vida.

Krieger (2003) distingue o conceito de racismo do de raça ou etnicidade. O primeiro, refere-se às práticas institucionais e individuais que criam e reforçam a discriminação contra aqueles a quem discriminam. Os termos raça e etnicidade são categorias sociais, mais do que biológicas, referentes a grupos que têm em comum uma herança cultural. Segundo a citada autora, a cor da pele pode ser considerada uma expressão biológica da raça, mas pode também ser uma expressão racializada da biologia, quando exposta ao racismo.

 Leia Material Completo em anexo PDF

{rsfiles path=”desigualdades-raciais-na-assistencia-ao-parto.pdf” template=”default”}

 

+ sobre o tema

para lembrar

Princesas levam a ‘Afrobetização’ para escolas de São Paulo

Idealizado por estudantes universitárias, projeto promove ensino sobre culturas...

Enem: Tire todas as suas dúvidas para entender as notas do Enem

1 - Como tenho acesso às minhas notas no...

Pará e África unidos pela cultura

O olhar cinematográfico o acompanha desde a infância,...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=