Evangélicos preparam Semana da Consciência Negra

Fonte: Jornal A Hora Online

A Igreja Metodista Central de Volta Redonda, no Rio, abrigará, em 14 de novembro, o Encontro Regional de Combate ao Racismo

 

“Quando você abraça as diferenças, abraça Deus” foi o tema da celebração da consciência negra organizada, no domingo, 1, pela Igreja Betesda de Boa Vista, Roraima. Em novembro, igrejas, organismos e movimentos preparam ações para lembrar o herói negro brasileiro, Zumbi do Palmares.

 

A Igreja Metodista Central de Volta Redonda, no Rio, abrigará, em 14 de novembro, o Encontro Regional de Combate ao Racismo da 1. Região Eclesiástica. Releitura bíblica sob o olhar da negritude e negritude, fé e justiça numa perspectiva de igreja inclusiva serão temas na pauta do evento.

 

Testemunhando que Jesus une todas as raças sob a cruz, mas apontando as feridas abertas pela escravidão, a Associação Missionária Brasil-Áfica (AMBRA) e a Missão Evangélica Nova Geração anunciam, para os dias 20 a 22 de novembro, em São Paulo, a Semana da Consciência Negra, com temas abordados por médico, psicólogo, padre e pastor.

 

O grupo de teatro da Juventude da Pastoral de Combate ao Racismo da Igreja Metodista vai se apresentar, no sábado, 21, no Dia da Consciência Negra, organizado pela União das Igrejas Evangélicas em Cabuis, de Nilópolis, Rio de Janeiro. Um dos temas do encontro versará sobre “A religião mais negra do Brasil”.

 

A 6ª. Semana Nacional Evangélica de Consciência Negra (Senecon) tem por meta aumentar o envolvimento dessa família confessional na questão racial e negritude.

 

A 1ª. Senecon foi realizada em novembro de 2004, com apoio de diversas organizações e instituições, como o Fórum Afrodescendentes Evangélicos, Instituto Nacional de Debates Nelson Mandela, Fórum Permanente de Mulheres Negras Cristãs do Rio de Janeiro, Comissão Ecumênica Nacional de Combate ao Racismo, Coordenadoria Ecumênica de Serviço, Movimento Evangélico Progressista, Seminário Presbiteriano de Campinas, Centro Universitário Bennett, Seminário Teológico Batista do Nordeste, Rádio Melodia do Rio de Janeiro, Missões Quilombo e Simeão Níger.

 

Zumbi foi o maior líder do Quilombo dos Palmares, localizado em Alagoas. Em 6 de fevereiro de 1694, a capital de Palmares foi destruída e Zumbi ferido. Traído, ele foi morto em 20 novembro de 1695. Em Recife, a cabeça foi exposta em praça pública.

 

VEJA MAIS EVENTOS:

RIO DE JANEIRO: Pequena África – Histórias e Culturas

 

Matéria original

+ sobre o tema

para lembrar

SP: professor é preso suspeito de vender drogas a alunos

Um professor de português da rede pública de ensino...

Só Cuba atinge objetivos globais de educação na América Latina, diz Unesco

Cuba é o único país da América Latina e...

“A elite intelectual teve de dividir seus privilégios”

Unicamp adota cotas étnicos-raciais e abre caminho para a...

Para professores: Plataforma Freire

Os procedimentos para inscrição estão abaixo e levam para...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=