AMAPÁ: Lançamento da Campanha de Combate ao Racismo Institucional


Local: ACIA – Associação Comercial do Amapá

Endereço: Rua General Rondon

esquina com Avenida FAB

Data: 13 de Novembro de 2009

Hora: 16:00h

Realização: IMENA

20 DE NOVEMBRO – CONSCIÊNCIA NEGRA

 

 

Instituto de Mulheres Negras do Amapá – IMENA realiza campanha de enfrentamento á violência e ao racismo institucional no Amapá.

 

 

O Fundo Brasil de Direitos Humanos – fundação que tem por objetivo captar recursos e repassá-los a organizações sociais que atuam na defesa e promoção dos direitos humanos lança anualmente um edital para captação de projetos, tendo recebido neste ano 711 projetos dos quais 26 foram selecionados.

Dentre os projetos selecionados foi contemplado o projeto “Respeitando Direitos – Reconhecendo Deveres” uma realização do Instituto de Mulheres Negras do Amapá – IMENA, que visa realizar uma campanha de enfrentamento á violência e ao racismo institucional, com isso pretende-se construir o entendimento do termo violência e racismo institucional como uma ferramenta de combate ás desigualdades sociais, em especial a racial e fazer com que as organizações da sociedade e as instituições governamentais reconheçam o racismo que está estabelecido em sua estrutura organizacional e promovam debates sobre a temática. Para então, formularem e executarem políticas públicas que minimizem as referidas injustiças, promovendo assim uma sociedade mais eqüitativa.

Das ações previstas no projeto estão: uma oficina e a produção de materiais educativos e informativos de inserção á multimídia.

A oficina aconteceu nos dias 25 á 27 de setembro/2009 no salão paroquial São Benedito, bairro do Laguinho. Teve como participantes representantes de comunidades quilombolas e movimento negro e social, como resultado foi formado um comitê de campanha com diversidade de gênero, raça, geracional e orientação sexual e a criação de um plano de ação e de mídia além do roteiro para produção de 02 vídeos e um documentário de inserção na multimídia, os componentes do comitê trabalharão durante toda a campanha que terá seu lançamento no mês de novembro quando se comemora a semana da consciência negra e se prolonga até fevereiro de 2010 quando encerra o projeto.

 

Coordenadora do Projeto: Neucirene Oliveira – 81292091

+ sobre o tema

para lembrar

Vocabulário Afro e a Contribuição Sociolinguistica

por: Djalmira Sá Almeida Sobre a contribuição...

Unilab terá primeira colação de grau

Um grupo de estudantes do curso de Bacharelado em...

Pesquisa do IBGE aponta Brasília como campeã de bullying

35,6% dos estudantes disseram ser vítimas constantes da agressão...

MEC divulga nesta terça-feira segunda chamada do Prouni

O Ministério da Educação (MEC) divulga nesta terça-feira (27)...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=