Câmara derruba projeto que acaba com foro privilegiado

Fonte: Rede Pró-Brasil

A Câmara dos Deputados derrubou ontem a proposta que acabaria com o foro privilegiado para o julgamento de autoridades dos três Poderes. O texto recebeu 260 votos favoráveis, 121 contrários e 31 abstenções. Mas, por ser uma emenda constitucional, precisava de pelo menos 308 votos favoráveis.
Alguns dos 39 réus do mensalão tinham interesse na aprovação da proposta, pois, com ela, o caso deles sairia do Supremo Tribunal Federal e iria para a Justiça de primeira instância, o que em tese acarretaria maior tempo para serem julgados.

 

O maior articulador para que a proposta voltasse à pauta ontem foi o líder do PR, Sandro Mabel (GO). Segundo a oposição, Mabel trabalhava em favor de Valdemar Costa Neto (PR-SP), réu no processo do mensalão, que votou a favor da PEC.

 

Mabel disse que sempre foi a favor do fim do privilégio para as autoridades e negou ter trabalhado pela PEC em nome dos réus no processo do mensalão: Quantos mensaleiros têm no Congresso? Seis? Isso não é motivo para votar uma PEC de forma diferente, declarou.

 

Os deputados João Paulo Cunha (PT-SP), José Genoino (PT-SP) e Paulo Rocha (PT-PA), também réus no STF, não votaram. Genoino e João Paulo Cunha foram vistos pela Folha minutos antes da sessão, mas não foram localizados depois. PT, PMDB, PR, PP, PTB, PSOL e PSC orientaram seus deputados a apoiar o fim do foro.
Outros interessados eram desembargadores que queriam que seus casos, hoje no Superior Tribunal de Justiça, fossem julgados por seus pares.

 

O texto derrubado dizia que os processos só poderiam ser abertos após a autorização dos tribunais superiores. O relator Regis de Oliveira (PSC-SP) propôs mecanismos para evitar abusos na primeira instância e deixava claro que as mudanças entrariam em vigor a partir da promulgação da proposta.

 

Com o texto derrotado, a emenda original, do deputado Marcelo Itagiba (PSDB-RJ), ainda está tramitando. A proposta apenas põe fim ao foro privilegiado, sem dar detalhes.

 

Matéria original

+ sobre o tema

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz...

para lembrar

As mulheres falaram, Biden ganhou

Apesar dos horrores de 2020, neste outono boreal estou...

Trocando de janela

A maioria de nós acredita que mudar é bom....

Moção de solidariedade as vítimas do racismo seguido por espancamento no Brasil

Nos, participantes do Taller da OEA sobre o...

Tentando entender a onda verde que provocou o segundo turno

por  Luiz Carlos Azenha Houve onda verde, sim....

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a votação na Câmara dos Deputados que selou a permanência na prisão de Chiquinho Brazão por suspeita do...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A relação, atualizada na última sexta-feira...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...
-+=