Mongaguá: Dia da Consciência Negra será feriado

A partir deste ano, Mongaguá deve instituir o feriado do Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro. A notícia foi dada hoje (30) pelo prefeito Paulo Wiazowski Filho, o Paulinho, durante cerimônia de posse do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra.
“Nosso corpo jurídico já está elaborando projeto de Lei que será encaminhado para a Câmara”, ressaltou Paulinho. A Lei cria o feriado em âmbito municipal, ficando a cargo dos vereadores a aprovação em sessão.

 

Lembrando que a formação de vários conselhos é uma marca da atual administração, o prefeito falou aos conselheiros sobre a importância da participação da comunidade. “Recentemente demos posse ao Conselho da Juventude. Ainda como parte do programa de governo participativo estamos formando conselhos nos 13 bairros da Cidade. A comunidade negra não poderia faltar”, disse.

 

Formado por representantes do poder público, da sociedade civil e da comunidade negra do Município, o conselho conta com 20 participantes, sendo 10 titulares e 10 suplentes.

 

A cerimônia de posse também marcou a primeira reunião do conselho, que elegeu a mesa diretora ficando assim composta: Danilo Pena – presidente; Andréia Paulino Marques – vice-presidente; Marcelo Dias de Oliveira – 1° secretário – e Pedro Henrique Saletti Júnior – 2° secretário.

 

O presidente do conselho elogiou a atitude do chefe do Executivo. “Morava em Praia Grande e lutei por cinco anos para a criação do conselho. Aqui, com seis meses pude ver a criação. Mongaguá é exemplo exímio da parte governamental.”

 

Composição – Pelo poder público participam do conselho: Edina Lúcia Esteves, Ailton de Abreu, Catarino dos Santos, Maria Aparecida dos Santos, Andreia Paulino Marques, Marco Antonio Crispim, Pedro Henrique Saletti Júnior e Elcio Novaes Pereira.

 

Danilo Pena, Denise Terezinha Palhares, Ivan Marcos Neto, Deise Terezinha Ferreira Kawagoe, Marcelo Dias de Oliveira, Domício Silva de Abreu, Sérgio Vicente Domênico e Cleide Sudré Simone, representando a sociedade civil organizada.

 

Como representantes da comunidade negra Regina Maciel Celestino, Rosa Maria de Souza Andrade, Aparecida Flor de Liz Camargo e Julio Cesar Greto também tomaram posse nesta quinta (30).

Dia da Consciência Negra – No Brasil, o Dia 20 de Novembro é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.

A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra é uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro, em 1594.

 

Fonte: Cidades Paulistas

+ sobre o tema

para lembrar

O que Canadá e África do Sul ensinam sobre a formação de gestores escolares

Você já conversou com a diretora ou diretor da...

Nota Pública: Plano Municipal de Educação

NOTA PÚBLICA As entidades que compõem a Comissão Executiva do...

Afinal, quem estuda nas universidades federais?

Ontem a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais...

Nota publica da relatoria nacional pelo direito à educação

NOTA PÚBLICA A GARANTIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO DE QUALIDADE...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=