Economia brasileira cresce 0,5% no 3º trimestre, diz IBGE

Setor de serviços foi destaque de crescimento; indústria teve retração.

Na comparação com um ano antes, expansão foi de 6,7%.

A economia brasileira cresceu 0,5% no terceiro trimestre de 2010 em relação ao trimestre anterior, revelou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística nesta quinta-feira (9). O total de riquezas produzidas pelo país alcançaram um total de R$ 937,2 bilhões.

Em relação ao mesmo período do ano passado, o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 6,7% entre julho e setembro.

De acordo com o IBGE, o setor de serviços, com expansão de 1% em relação ao segundo trimestre, foi o principal destaque no crescimento nessa comparação. Na outra ponta, indústria (-1,3%) e agropecuária (-1,5%) apresentaram queda.

 

A expectativa do mercado era de que a modesta expansão da economia ficasse entre 0,3% e 0,5% no período sobre o trimestre anterior e de 6% na comparação anual. No segundo trimestre, o PIB havia crescido 1,8% em relação ao trimestre anterior, de acordo com dados revisados.

No acumulado nos quatro trimestres terminados no terceiro trimestre de 2010, o crescimento foi de 7,5% em relação aos quatro trimestres imediatamente anteriores. De acordo com o IBGE, essa expansão supera o patamar pré-crise. No acumulado no ano de 2010, em relação ao mesmo período de 2009, o PIB variou, até setembro, 8,4%.

O IBGE apontou ainda que as exportações avançaram 2,4% e as importações de bens e serviços registraram incremento mais expressivo, de 7,4%.

Consumo e investimento

Outro destaque de expansão na comparação com o segundo trimestre foi a formação bruta de capital fixo, indicador que mede o nível de investimentos no Brasil, que aumentou 3,9%.

Os gastos com o consumo das famílias voltaram a acelerar (1,6%) na mesma comparação depois de quatro trimestres consecutivos de recuo.

Pelo lado do setor externo, as exportações (2,4%) e as importações de bens e serviços (7,4%) cresceram.

Na comparação com o mesmo período do ano anterior, o consumo das famílias registrou elevação de 5,9%, a 28ª variação positiva consecutiva, e o do governo subiu 4,1%. A formação bruta de capital fixo apresentou acréscimo de 21,2%.

O levantamento trouxe ainda que as exportações registraram alta de 11,3% e as importações verificaram ampliação de 40,9%.

“A valorização cambial ajuda a explicar o maior crescimento relativo das importações; e os produtos da pauta de importação que mais contribuíram para esse resultado foram máquinas e equipamentos; siderurgia; têxteis; veículos; refino de petróleo e petroquímicos; plásticos; químicos; extrativa mineral; material elétrico; borracha; e equipamentos eletrônicos”, explicou o IBGE em nota.

Dados revisados

Junto com a divulgação dos dados do terceiro trimestre, o IBGE revisou o desempenho da economia brasileira no segundo trimestre, ante 2009, de 8,8% para 9,2%. No primeiro trimestre, no confronto anual, o PIB avançou de 9% para 9,3%.

O IBGE acrescentou ainda que a economia brasileira recuou 0,6% em 2009, em vez de contração de 0,2% como o informado originalmente. Essa revisão se deveu a atualizações nos dados de indústria e serviço.

 

Fonte: G1

+ sobre o tema

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz...

para lembrar

Fome no país é maior em lares com crianças abaixo de 10 anos, diz pesquisa

A segunda etapa do Vigisan (Inquérito Nacional sobre Segurança...

Distanciamento social virou pobre morrendo lá longe

A relação é direta: conforme naufragam as quarentenas Brasil...

Sucessão na SEPPIR

Edson Santos impõe Elói e enfrenta oposição velada   Brasília -...

Operação contra Lula é confissão de medo da elite brasileira, diz Bandeira de Mello

Para um dos juristas mais respeitáveis do país, operação...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a votação na Câmara dos Deputados que selou a permanência na prisão de Chiquinho Brazão por suspeita do...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A relação, atualizada na última sexta-feira...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...
-+=