Religiosos racionam comida para haitianos em Manaus

Essa foi a maneira encontrada por padres para garantir a alimentação diária de refugiados que não param de chegar à cidade

Com a chegada de mais um grupo com 52 haitianos a Manaus, na última terça-feira, as dificuldades para garantir a alimentação dos mais de 1,1 mil refugiados que já estão vivendo sob condições precárias se agravam e obrigam os religiosos que coordenam os oito abrigos da cidade a racionar comida.

E a situação deve ficar ainda mais delicada com a chegada de um novo grupo, no sábado, vindo de Tabatinga, onde mais de 500 haitianos aguardam a emissão do visto de entrada no país para pegar o primeiro barco em direção a Manaus.

Foi o que relatou o padre Valdeci Mulinari, pároco da igreja de São Geraldo, na avenida Constantino Nery, onde mais de 100 haitianos vem dormindo em colchões espalhados no salão e na casa paroquial.

“Eles não param de chegar e a nossa angústia hoje é pensar no sábado, quando chegam mais. Nunca nos sentimos tão sem saber o que fazer como agora. Não sei como vamos abrigar, tão pouco alimentar toda essa gente”, disse o pároco, preocupado.

De acordo com o padre Mulinari, o número de haitianos que não param de chegar a Manaus surpreendeu até mesmo os religiosos que, voluntariamente, estão dando abrigo, alimentação e aulas de português para os refugiados em paróquias e casas cedidas.

Segundo ele, o número de haitianos na capital cresce mais rápido do que as doações de voluntários e, por isso, falta comida, espaço e até colchões. A maioria dos abrigos também possui problemas estruturais e precisa de uma reforma.

“Na primeira noite após esse último grupo chegar, 22 tiveram que dormir no chão porque não há mais colchões”, contou o padre, que esperava receber uma doação de 30 colchões.

Carne é privilégio

Mas a maior preocupação do padre Mulinari é mesmo garantir a alimentação dos mais de 1,1 mil haitianos em Manaus.

O pároco contou que, nos depósitos de alimentos, a comida existente só é suficiente para alimentar os refugiados por uma semana.

“Só resta um pouco de arroz e feijão, mas já não temos mais óleo nem açúcar. O arroz com feijão tem sido a base da alimentação deles, mas o feijão e o óleo já estão sendo racionados para que não fiquem sem comer”, disse.

Segundo o padre, nem as doações tem sido suficientes e a escassez os obrigou a servir carne aos haitianos apenas uma vez na semana.

“São quase mil pessoas que ainda estão vivendo nos abrigos e consumindo, em média, 200 quilos de arroz por dia”, detalhou.

Maioria dos refugiados é homem

Três dias antes da chegada do último grupo de haitianos a Manaus, na última terça, outros 70 haitianos já haviam desembarcado em Manaus no sábado.

Com o novo grupo, já são mais de 120 refugiados em menos de uma semana. Segundo o padre Mulinari, a maioria é de homens entre 18 e 30 anos. Uma antiga creche no Zumbi 2, Zona Leste, é um dos espaços cedidos que, hoje, abriga 49 haitianos.

1,1 mil haitianos já estão vivendo em Manaus como refugiados. A maior parte está em abrigos organizados por religiosos em bairros das zonas Centro-Oeste, Sul, Leste e Centro-Sul. A maioria homens, mas há mulheres, crianças e recém-nascidos.

200 kg de arroz são consumidos pelos haitianos abrigados em Manaus, segundo estimativa do padre Valdeci Mulinari. Atualmente, eles enfrentam racionamento de feijão e óleo.

Quanto ao consumo de carne vermelha, o padre informa que só ela só é servida aos refugiados uma vez por semana.

Fonte: A crítica

+ sobre o tema

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz...

para lembrar

Presídios privados e o lucro com presos no brasil

A Agência Pública escrutinou em reportagem a experiência dos...

Carta aberta de Mia Couto ao Presidente da África do Sul sobre o genocídio de moçambicanos naquele país

Carta aberta do Presidente da “Fundação Fernando Leite Couto”, Mia Couto Contra...

Antes de assumir a presidência do STF, ministro Joaquim Barbosa passa por cirurgia na Alemanha

Joaquim Barbosa, relator do processo do mensalão, mira...

Desigualdade social, o maior problema do Brasil

Com um ano eleitoral pela frente, os mais graves...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a votação na Câmara dos Deputados que selou a permanência na prisão de Chiquinho Brazão por suspeita do...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A relação, atualizada na última sexta-feira...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...
-+=