Antes de assumir a presidência do STF, ministro Joaquim Barbosa passa por cirurgia na Alemanha

Joaquim Barbosa, relator do processo do mensalão, mira corrigir problema na coluna e amenizar dores nas costas

 

Novembro é um mês decisivo para o revisor do processo do mensalão, Joaquim Barbosa. No próximo dia 29, ele embarca para a Alemanha para fazer uma cirurgia na tentativa de corrigir a sacroileíte, doença inflamatória na base da coluna. No próximo dia 18, o ministro completa 59 anos. Já sua posse como presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) está marcada pra o dia 22 de novembro. Barbosa fica de licença médica do dia 28 de outubro a 5 de novembro, e deve voltar ao Brasil no próximo dia 3.

Justamente por causa da viagem, os ministros concordaram em realizar uma sessão extra do julgamento nesta terça-feira (23) na tentativa de concluir o processo.

Na sessão dessa segunda-feira, a fase do “julgamento”, que determina quem é culpado ou inocente, foi concluída com a condenação de 25 réus. Nesta terça, será iniciada a fase da contagem das penas, chamada de “dosimetria”. Antes, porém os ministros precisam decidir como vão agir em caso de desempate. Sete réus esperam pela decisão.

A tendência é que os ministros optem pelo princípio do direito conhecido como in dubio pro reo (em latim significa que o empate beneficia o réu). Nessa segunda, o presidente Ayres Britto, que pelo regimento do STF (Supremo Tribunal Federal) poderia usar o voto de minerva, disse que beneficiar o réu é a melhor solução em caso de empate.

Doença

Por provocar fortes dores na coluna, a doença de Barbosa o impediu de compor a corte do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Ele também é obrigado a se ausentar do plenário do STF várias vezes durante os julgamentos. Ele até usa uma cadeira com estofamento especial para tentar amenizar as dores. A doença atinge mais homens do que mulheres e tem mais chances de ocorrer conforme a idade avança.

Os pacientes chegam ao diagnóstico porque, em geral, sentem muita dor na lombar, que pode se estender para coxa e panturrilhas, além da sensação de rigidez na coluna.

*Colaborou Paulo Mondego

 

 

Fonte: R7 

+ sobre o tema

Obama afirma que reanimar a economia é sua tarefa mais urgente

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, considera que...

Tribunais são enviesados contra mulheres e negros e não fazem justiça, diz advogada da OAB

Os Tribunais de Justiça são enviesados e, por isso,...

O tal “panelaço” tem cara, grife, cor e endereço, nobre, diga-se de passagem

O tal "panelaço", importado da Argentina, de que  grande...

O silêncio da mídia diante da denúncia de golpe do fotógrafo brasileiro ganhador do Pulitzer

Dez dias atrás, o fotógrafo Mauricio Lima foi festejado pelos grandes meios...

para lembrar

Escravidão e discriminação

Por Margareth Menezes     Neste momento, em...

Presidente Lula anuncia investimento em catadores de materiais recicláveis

Fonte: G1- Trabalhadores terão carros elétricos para coleta de...

Geração Z: antes mentíamos aos pais para sair, agora mentem aos amigos para ficar em casa

Saídas para bares, festas e encontros mudam de acordo...

Lula para Gaviões: ‘esta é uma das maiores homenagens que recebo em toda minha vida’

Presidente Lula, internado no Hospital Sírio Libanês, grava uma...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=