Argentina aprova lei que garante mais direitos aos transgêneros e transexuais

O Senado da Argentina aprovou por 55 votos, de um total de 72, o projeto de lei que garante o chamado direito à identidade de gênero. Pelo texto, as pessoas no país passarão a ser tratadas como elas se sentem e não necessariamente de acordo com o sexo de seu nascimento. A medida atinge principalmente aos transgêneros e transexuais, garantindo mais facilidades na obtenção e troca de documentos.

Pelo projeto, qualquer pessoa pode solicitar a correção do registo de sexo e mudança de nome e imagem, se for diferente da maneira como se percebe em termos de gênero. Na Argentina, terão direito à retificação de documentos as pessoas com mais de 18 anos e submetidas ao registro nacional.

A correção do registro não vai alterar a titularidade de direitos e obrigações legais que possam corresponder à pessoa, mantendo suas relações de direito de família. Também não há riscos em termos de seguro à saúde pública, segundo a proposta aprovada.

A presidenta da Associação de Travestis, Transexuais e Transgêneros da Argentina (ATTA), Marcela Romero, disse que a lei aprovada é para evitar que a democracia e o respeito sejam esquecidos.

Para a presidenta da Comissão de Direito Geral do Senado, Ada Iturrez Capellini, a lei criará oportunidades iguais para todos. Ela reconheceu, no entanto, que “haverá ainda muitas coisas a fazer até assegurar a inclusão total”.

A senadora Graciela Di Perna teme que a lei venha criar o que chamou de “mais problemas” do que “soluções” para os transgêneros na Argentina. “Isso [pode] significar a adulteração de um documento público, que é a certidão de nascimento” .

 

 

 

Fonte: Jornal Brasil

+ sobre o tema

Feminismo não é o contrário do machismo por Mario Sergio Cortella

Mario Sergio Cortella, um dos intelectuais mais respeitados do...

Governo indeniza família de grávida morta após atendimento precário na rede pública

Marcelo Brandão - Repórter da Agência Brasil Governo indeniza família...

Rolf Harris apresentador infantil pedófilo é condenado à prisão

Rolf Harris foi condenado por 12 acusações de pedofilia...

Movimento de mulheres critica programa para gestantes lançado por Dilma

O Programa Rede Cegonha, lançado nesta segunda-feira, 28, pela...

para lembrar

Pandemia COVID-19 e as mulheres

Todos sabemos apontar e compreender, mesmo com as muitas...

16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres

A partir desta semana, o Congresso Nacional realiza uma...

Após júri por abortos, ONGs vão denunciar MS ao mundo

A realização do júri popular de quatro profissionais da...
spot_imgspot_img

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a Nath Finanças, foi eleita uma das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo pela organização...
-+=