Após foto de Haddad com Maluf, Erundina não será mais vice do petista

 

O presidente nacional do PSB e governador de Pernambuco, Eduardo Campos, confirmou no final da tarde desta terça-feira (19) que a ex-prefeita de São Paulo Luiza Erundina (PSB) não será mais candidata a vice-prefeita na chapa do petista Fernando Haddad. O anúncio foi feito após reunião entre Campos e Erundina e um dia depois de o ex-presidente Lula e Haddad posarem para fotos ao lado do ex-prefeito e procurado pela Interpol, Paulo Maluf. Após o anúncio, “Erundina” foi o termo mais usado pelos brasileiros no Twitter.

Em entrevista coletiva, Campos garantiu, contudo, que a aliança entre PSB e PT segue “não corre qualquer risco” e que a própria Erundina vai continuar apoiando Fernando Haddad. “Erundina vai fazer a campanha da Haddad, mas não vai fazer da coligação com o PP uma crise permanente. Erundina acha Haddad o melhor candidato”, disse Campos.
O presidente do PSB disse que Erundina, que não compareceu à coletiva, pediu que ele esclarecesse que ela vai, inclusive, ajudar Haddad a obter apoio de lideranças sociais. “Ela vai estar à disposição para o palanque, para a televisão, onde for preciso”, ressaltou.

Ele afirmou que o PSB não deve indicar outro nome para a vaga de vice e que não reivindica o cargo. Campos defendeu o apoio de Maluf, afirmando que por tempo de televisão é necessário tomar medidas “polêmicas”. O presidente da sigla disse ainda que a cúpula do partido fez um “diagnóstico rápido” para evitar que um racha entre Erundina e os demais componentes da coligação pudesse ocorrer em meio à campanha.

Segundo o editor da Revista Fórum, Renato Rovai, Erundina já sabia que haveria aliança com Maluf quando aceitou ser candidata a vice. O que desagradou socialista, no entanto, foi o gesto público de Lula e Haddad, de irem à casa de Maluf e tirarem fotos junto com ele. O jornalista afirmou no Twitter que ao bater pé nesta segunda (18), em entrevistas, Erundina esperava algum gesto semelhante do ex-presidente e do candidato a prefeito para com ela.

 

Fonte: Sul 21

+ sobre o tema

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz...

para lembrar

Indígenas pedem linha direta com governo Biden em conversas sobre Amazônia

A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) enviou...

Foi mal… Por Michel Blanco

Não há preconceito racial no Brasil. Tudo não passa...

À escuta do ato falho – Por: Muniz Sodré

  Ainda era general-presidente o João Figueiredo, mas...

Diversidade do povo brasileiro não está representada no cotidiano

Por: Mônica Francisco* A negação de um fato pode ter...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a votação na Câmara dos Deputados que selou a permanência na prisão de Chiquinho Brazão por suspeita do...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A relação, atualizada na última sexta-feira...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...
-+=