Jovens utilizam internet para apresentar ideias de inclusão social para afrodescendentes

Jovens ibero-americanos/as podem contribuir para a melhoria da vida de populações afrodescendentes na América Latina. Para ajudar a divulgar ideias e sugestões, Cidadania 2.0 e AfroXXI lançaram a #AfrosInternet. Até agora, a página já registrou 73 votos em dez ideias.

A iniciativa tem a intenção de aproveitar a internet para compartilhar e divulgar sugestões e projetos voltados para a inclusão social e garantia de direitos de afrodescendentes da América Latina. Os/as interessados/as em participar da iniciativa podem contribuir tanto sugerindo ideias e ações que beneficiem os/as afrodescendentes como votando e/ou comentando as propostas já apresentadas em #AfrosInternet.

Até agora, 26 pessoas já entraram na página eletrônica e votaram nas ideias apresentadas. Destaque para a mensagem deixada por Andrea Beltrán, de Madri (Espanha), até agora a mais votada: “Os jovens afrodescendentes devemos trabalhar em nossa visibilização, dando a conhecer esses escritores, músicos, pintores, entre outros artistas que mostram parte do que diariamente vivemos. Internet e Redes sociais, ferramentas-chaves”.

Além de Madri, #AfrosInternet já recebeu a colaboração de pessoas de Colômbia, Honduras, Inglaterra, México e Uruguai. A maioria das mensagens destaca a importância da participação jovem, da inclusão dos/as afrodescendentes e a realidade de cada região.

Em nota divulgada em junho passado, Cidadania 2.0 chamou a atenção para a realidade ainda preocupante de negros e negras na América Latina. “Salvo raras exceções, os afrodescendentes na América Latina constituem a parte da população com os piores indicadores de renda, emprego e educação; está pobremente representada nos governos, nos parlamentos e nas direções das empresas”, destacou, chamando a atenção para a necessidade do reconhecimento dos direitos e da inclusão dos/as afrodescendentes na sociedade.

Para saber mais sobre Cidadania 2.0 e AfroXXI, acesse, respectivamente:

Fonte: Prêmio Odair Firmino de Solidariedade

+ sobre o tema

CNDH denuncia trabalho escravo em oficinas de costura em São Paulo

Uma comitiva do Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH)...

Governo cria Secretaria de Inclusão Digital e lança editais para rádios comunitárias

  O Ministério das Comunicações lançará nove editais de licitação...

Técnicos da Funai dizem que assassinato de garoto indígena não passa de boatos infundados

por Alex Rodrigues Técnicos da Coordenação Regional da Fundação...

Violência obstétrica é violação dos direitos humanos, diz OMS

Por Giovanna Balogh A OMS (Organização Mundial da Saúde) fez...

para lembrar

Consórcio internacional adere a manifesto por nova política de drogas no Brasil

O Consórcio Internacional sobre Políticas de Drogas (IDPC), integrado por...

Exploração consentida

Portaria do MTE altera definições de trabalho escravo e...

As mulheres indianas que estão descobrindo novos medicamentos dentro de suas casas

Tanusree Chaudhuri, de 34 anos, estava grávida de seu...
spot_imgspot_img

Governo define nova data para o ‘Enem dos concursos’; CNU será em 18 de agosto

O Ministério da Gestão divulgou, nesta quinta-feira (23), a nova data para o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), que ficou conhecido como "Enem dos concursos"....

Anemia falciforme: 1º paciente no mundo inicia terapia genética contra a doença

Na quarta-feira, Kendric Cromer, um menino de 12 anos de um subúrbio de Washington, tornou-se a primeira pessoa no mundo com doença falciforme a...

‘Geração ansiosa’: transtornos mentais em crianças que vivem grudadas no celular aumentam no mundo todo

Veja o vídeo da matéria Crianças e adolescentes do mundo todo estão em perigo. É o que diz o livro “A geração ansiosa”, do psicólogo...
-+=