Hoje na História, 26 de Junho de 1913 nascia Aimé Césaire

100 anos de Aimé Césaire, o pai da Negritude

Há apenas um século, 26 de junho de 1913, nascia o escritor da Martinica Aimé Césaire. Um poeta que realizou um trabalho profundamente humanista da negritude no panteão dos grandes homens. Uma dos principais negro intelectual do século XX .

 

Em agosto de 1968, um funk furioso, ondas radicais e estaria por seis semanas nas paradas americanas. James Brown cantava com orgulho ser negro (Say It Loud – Eu sou negro e eu me orgulho).

Um ato militante neste ano também aconteceu alguns meses antes, em 4 de abril, Martin Luther King, foi covardemente assassinado. Dizer em alto e bom som a sua negritude quando o viés do fanatismo e ódio são a causa da morte não é uma palavra vazia. Muito menos uma luta fútil.

“Negritude” para Aimé Césaire foi projetada para contar uma realidade, uma experiência, a de ser negro em um mundo que inventou essa cor através do prisma do racismo, da deportação, da escravidão e colonização. Ele se via com os seus companheiros de infortúnio, Leopold Sedar Senghor e Léon-Gontran Damasco, na luta pela dignidade literária e política do homem negro e na recusa à opressão enquanto os impérios esmagam a humanidade inteira . Uma só palavra então fazia sentido: a liberdade!

Incansavelmente ao lado de seus irmãos africanos, Césaire esteve sempre preocupado com o destino do continente de seus ancestrais. Sonhando com a avó Diola, o poeta desenvolveu uma amizade duradoura com Senghor , com quem compartilhou uma paixão comum pelas belas-letras e pelo exercício do poder.

Deputado francês, ele ficou do lado de Houphouet-Boigny para abolir o trabalho forçado nas colônias, e admirou a coragem de Sekou Toure diante de De Gaulle em 1958. quando disse:

” Temos dito sem rodeios, Senhor Presidente, que as demandas do povo são … Nós temos uma necessidade primordial e essencial:. nossa dignidade, mas não há dignidade sem liberdade … Nós preferimos a liberdade na pobreza a opulência em escravidão . ”

Mais importante, ele espera uma África independente, e nada mais vergonhoso ver um continente dividido que não conseguiu aproveitar seus pontos fortes para construir.

Saiba mais sobre Aimé Césaire

Fonte: Jeune Afrique

Do Blog da Cidinha

+ sobre o tema

A Conaq repudia o assassinato da Coordenadora Nacional Bernadete Pacífico

É com profundo pesar que lamentamos o falecimento de...

Alexandre Garcia e as cotas

ontem, quarta-feira 21, um amigo me chamou para jogar...

Livro de Abdias Nascimento que confrontou teoria da democracia racial é relançado

Em 1977, Abdias Nascimento estava em Lagos, Nigéria, pronto...

para lembrar

Rihanna escala modelo de 67 anos para campanha de sua grife “FENTY”

Além de ter se tornado uma verdadeira magnata da...

Vibrafonista norte-americano Bobby Hutcherson morre aos 75 anos

O músico Bobby Hutcherson, admirado vibrafonista de jazz norte-americano,...

Mês da Consciência Negra terá mais de 90 eventos no Paraná

A Secretaria de Estado da Cultura promoverá eventos em...

Caboclos Nkisis – a territorialidade banto no Brasil e em Cuba

O projeto, financiado pelo Programa OI FUTURO realizou, através...
spot_imgspot_img

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...
-+=