Spike Lee ataca Fifa por recusar Lázaro Ramos e Camila Pitanga

 

“Isso mostra quem realmente está no comando. Quando se trata de futebol, quem realmente manda nessa porra é a Fifa”, criticou o cineasta.

De passagem pelo Brasil, o cineasta norte americano Spike Lee comentou a opção da Fifa de vetar os atores Camila Pitanga e Lázaro Ramos da apresentação do sorteio das chaves da Copa do Mundo 2014. “Isso mostra quem realmente está no comando. Quando se trata de futebol, quem realmente manda nessa porra é a Fifa, e a Fifa só está preocupada com a audiência”, afirmou o diretor à revista Rolling Stone.

No mesmo evento, o cantor Seu Jorge também comentou o caso. “A Fifa não age da mesma forma no Brasil como agiria em outros países. Isso jamais aconteceria nos Estados Unidos se eles escolhessem o Jay Z e a Beyoncé para apresentar algo assim”, afirmou o artista, que reclamou da forma como os negros são vistos no país da próxima Copa do Mundo. “O problema é que no nosso país preto não é bonito, preto tem ‘traços finos’. Ninguém admite a beleza negra.”

“A Fifa nunca vetou ninguém”

Em resposta às acusações de racismo, a entidade que gere o futebol mundial transferiu para a Rede Globo a responsabilidade sobre o veto.  “A Fifa nunca vetou ninguém, já que as propostas para os apresentadores são feitas pela agência GEO, em coordenação com a TV Globo.”

A Fifa afirmou que a escolha do casal Rodrigo Hilbert e Fernanda Lima se deu “principalmente, pela experiência positiva no lançamento da logo da Copa do Mundo da FIFA, em 2010″. Segundo a entidade, os dois foram selecionados após a GEO enviar uma lista com “diversos nomes.”

 

Fonte: Revista Fórum

+ sobre o tema

para lembrar

‘Tinder dos livros’ conecta leitores negros a doadores e mobiliza mais de mil títulos

‘Gerações de leitores criam gerações de escritores’, diz Winnie...

MEC abre edital para inscrição de tecnologias educacionais para zona rural

O  Ministério da Educação recebe, até 12 de março, inscrições...

‘Geração do diploma’ lota faculdades, mas decepciona empresários

Por: Ruth Costas Nunca tantos brasileiros chegaram às salas de...

Alunos de sociologia da FFLCH preparam conteúdo para o ensino médio

Em maio de 2006, uma resolução do Conselho Nacional...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=