Por ser “De Menor” racista de 16 anos autor de anúncio de venda de negros no Mercado Livre não será preso

Autor de anúncio de ‘venda de negros’ é autuado sob suspeita de racismo

 

Um adolescente de 16 anos foi autuado na DRCI (Delegacia de Repressão a Crimes de Informática) sob suspeita de racismo. Ele publicou um “anúncio” no site de compras Mercado Livre em que oferecia negros por R$ 1 “com diversas utilidades”.

A falsa proposta de venda foi veiculada na internet e causou indignação nas redes sociais no dia 5 de janeiro. O anúncio foi retirado do ar no dia seguinte.

O menor, cujo nome não foi divulgado, admitiu ter feito a publicação e se apresentou à Polícia Civil do Rio acompanhado da mãe.

Reprodução
Anúncio publicado no início da semana no Mercado Livre oferece negros por R$ 1

De acordo com o delegado titular da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI), Gilson Perdigão, o jovem foi autuado por fato análogo ao artigo 20 da Lei 7.716 (praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional).

Se fosse maior de idade, o autor da postagem corria o risco de ser condenado de dois a cinco anos de prisão. O procedimento será encaminhado à Vara da Infância e da Juventude. Em caso de condenação, ele deverá ter a pena convertida em trabalho voluntário.

Na investigação, o site Mercado Livre foi instado pela Seppir (Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial) à repassar aos policiais os dados cadastrais do responsável pelo anúncio, o que foi feito.

As informações foram encaminhadas também ao Ministério Público do Rio de Janeiro. Na oportunidade, o ouvidor da Seppir, Carlos Alberto Silva Júnior, afirmou que “é inaceitável a tentativa de desumanização da população negra, enquadrando seus indivíduos como mercadoria e remetendo os mesmos de volta à escravidão.”

 

 

Fonte: Folha

+ sobre o tema

para lembrar

Alunos do 6º ao 9º vão simular tribunal do júri em casos de preconceito

Alunos da escola Coopec vão simular um tribunal do...

Professora tapa boca de aluno com fita crepe

Estudante, de quatro anos, ainda teve o braço preso...

MPRJ quer que aulas virtuais do estado não sejam somadas na carga horária do ano letivo

Entidade alega que exclusão digital deixa muitos alunos de...

Plano de Educação da Cidade de São Paulo é enviado à Câmara

Processo participativo de elaboração do projeto foi iniciado há...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=