Controvérsia – Cremes Clareadores

Sugerido por Daniela Ferreira Araújo Silva  via Facebook 

 

Uma cantora africana de Camarões chamada Dencia, lançou uma linha de produtos clareadores luxuosos que prometem clarear não só manchas, mas a pele toda. A moça deu uma de Michael Jackson e mudou de cor, foi de negra à branca graças ao Whitenicious, o tal produto milagroso.

Whitenicious diz usar ingredientes naturais de alta qualidade e promete eliminar manchas em apenas 7 dias! O site da marca é extremamente vago sobre os ingredientes, menciona vitamina C e vitamina E, mas todo mundo sabe que esses ingredientes não retiram manchas ou clareiam. Apesar das minhas pesquisas, não pude encontrar os ingredientes em Whitenicious.

Suspeito que a linha contenha hidroquinona em alta quantidade, acima de 4% e provavelmente esteróides e por isso os resultados são tão rápidos. Esses ingredientes clareiam manchas, porém os efeitos colaterais podem ser terríveis.

Esses cremes afinam a pele, deixando-a extremamente sensível. Pode causar acne severa, estrias, hipertensão e até mesmo certos tipos de câncer.

Apesar desses riscos, o uso desses cremes para clarear o corpo inteiro está mais popular do que nunca. Em partes da África, na Índia, na Coréia e em vários outros países, mulheres estão arriscando a própria saúde por uma pele mais clara.

É um absurdo que em 2014, a pele mais clara ainda seja almejada e conote a ideia de status. Mulheres na Ásia e África que possuem a pele mais clara, têm mais sucesso em suas carreiras e são consideradas mais atraentes. Isso é um enorme retrocesso cultural contra a igualdade racial tão necessária em uma sociedade justa e funcional.

Sociedade esta que não existe, eu sei, mas mesmo na nossa sociedade cheia de falhas, certas atitudes não deveriam ser aceitas. Essa tal cantora deveria usar sua fama para dar um exemplo de beleza e sucesso, independente do seu tom de pele.

Nos EUA, essa prática de clarear a pele é muito criticada e o uso de hidroquinona em altas quantidades e esteróides tópicos é proibido. O Brasil possui atitudes semelhantes quanto a isso. No entanto, em um país onde mais da metade da população é negra ou mista, a devastadora maioria das mulheres em novelas, comerciais e revistas são brancas. Mais de 90% dos políticos brasileiros são brancos e mais de 90% dos vendedores em lojas de luxo em shoppings são brancos.

Morenas e negras são lindas, inteligentes e interessantes e merecem maior e melhor representação na mídia, política e sociedade brasileira em geral. Não vale a pena clarear a pele dramaticamente para se livrar de manchas. Pele escura deve ser celebrada e não clareada.

dencia-creme-clareador

 

Uma bailarina negra na Academia Bolshoi: “Falaram que eu devia branquear a pele”

Fonte: Produtos de Beleza

 

+ sobre o tema

Entenda por que o mundo está de olho no que acontece no Mali

Um grupo de militares do Mali prendeu, nesta terça-feira,...

Casa do Hip-Hop Perus recebe o evento “Quebrada Viva” do Coletivo Noroest

Coletivo Noroest convida a população de Perus e região...

Anuncio nuevo Banco de Datos

Banco de datos de pueblos indígenas...

Como cientista da Nasa de Uganda, Catherine Nakalembe, usa satélites para impulsionar a agricultura

Como uma entusiasta jogadora de badminton, a ugandense Catherine...

para lembrar

Rubem Valentim: Marco Sincrético da Cultura Afro-brasileira

Por sugestão da pesquisadora do Idart Maria Olimpia Vassão (atualmente...

Daniel Kaluuya confirma que não estará em Pantera Negra 2

Daniel Kaluuya, ator vencedor do Oscar que interpretou W'Kabi em Pantera...

Heitor dos Prazeres

Nascido da família simples do marceneiro e clarinetista da...
spot_imgspot_img

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...
-+=