Abertura das Olimpíadas

A emoção de ver Gilberto Gil e Caetano Veloso sendo reverenciados na maior festa do esporte mundial só foi superada por ouvir, pela primeira vez, Paulinho da Viola cantando o Hino Nacional. A emoção não parou por aí: tivemos Elza Soares e Jorge Ben Jor, fazendo qualquer pessoa apreciar um dos poucos legados positivos que os Anos de Chumbo deixaram: uma geração de vários talentos musicais brasileiros que emergiram no período da Ditadura Militar.

Por Maurício Pestana Enviado para o Portal Geledés

A abertura das Olimpíadas, que tanto nos encantou, mostrou ao planeta que outro mundo é possível. E que esta nação tão diversa, tão desigual e tão carente daquilo que muitos países já deram aos seus – como os direitos básicos à cidadania, educação, cultura e oportunidades iguais – pode, ainda sim, fazer uma festa esplendorosa como o Carnaval ou uma abertura de Olimpíadas.

Quando o talento e a genialidade são requisitos necessários, não tem para ninguém no mundo. Seja na cultura popular ou no esporte, mesmo estando em baixa em algumas modalidades, percebemos talentos aflorarem, como caso de Marta e Cristiane no presente e Pelé e Garrincha no passado, só para citar o futebol dentre outros esportes.

Por outro lado, quando analisamos nossas melhores universidades, o poder judiciário e a direção de grandes empresas ou conglomerados industriais, essa diversidade tão bonita apresentada nas Olimpíadas não se faz presente.

Esperamos que um dia este país, que já provou que quando coloca seu talento à prova não tem concorrentes no mundo, também estenda as mesmas oportunidades a outros espaços da nossa sociedade para quem sabe assim, também possamos garantir medalhas de ouro na política, na ciência, na tecnologia, na medicina e um dia até alcançar um Nobel, feito que ainda não conquistamos.

+ sobre o tema

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz...

para lembrar

Moradia: Governo acena à classe média e deixa os mais pobres ao relento

Ninguém em sã consciência é contra ampliar crédito habitacional...

Redução da maioridade penal no (filho) dos outros é refresco

A questão sobre a redução da maioridade penal é,...

Entidades articulam criação de Frente em Defesa da Democracia e dos Direitos Humanos

Objetivo é unir deputados e senadores do campo democrático...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a votação na Câmara dos Deputados que selou a permanência na prisão de Chiquinho Brazão por suspeita do...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A relação, atualizada na última sexta-feira...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...
-+=