São cada vez mais os espanhóis que procuram emprego na Alemanha. E nem precisam de procurar muito já que são os próprios patrões alemães que vão às terras espanholas em busca de mão-de-obra qualificada.
Foi o que fez Bernd Birke, um empresário da cidade de Wunsiedel, na Baviera, há um ano atrás. Deslocou-se a uma feira na Galiza e recrutou 12 trabalhadores. Um deles é o eletricista Angel Morales, de 30 anos, que não falava de todo alemão: “Estou aqui, estou muito contente, muito feliz por conhecer outras pessoas e outra forma de trabalhar. Por enquanto, estou a gostar”, afirma.
Bernd Birke, o gerente da empresa, revela: “Ninguém sabia como seria a reação em Espanha. Era algo novo, não sabíamos se íamos ter sucesso ou não. Mas o retorno que tivemos foi positivo e superou as expectativas.”
No ano passado, mais de um milhão de pessoas emigrou para a Alemanha, cerca de 30 mil oriundas de Espanha, quase 12 mil provenientes de Portugal. O mercado de trabalho parece resistir à crise na Alemanha, com uma taxa de desemprego abaixo dos seis por cento.
Fonte: EuroNews