A cantora norte-americana Beyoncé disse que doou o dinheiro arrecadado em uma festa particular em 2009 à ajuda humanitária no Haiti, depois de descobrir que o promotor do evento tinha ligações com a família do líder líbio, Muammar Gaddafi.
A cantora, de 29 anos, é a mais recente artista a se afastar do clã de Gaddafi, seguindo a condenação internacional contra o líder líbio e suas tentativas de reprimir as revoltas populares na Líbia. Informações também foram divulgadas sobre artistas que se apresentaram para integrantes de seu círculo nos últimos anos.
Ainda nesta semana, a cantora canadense Nelly Furtado disse que doaria 1 milhão de dólares que ela arrecadou por uma apresentação na Itália à família do líder líbio.
– Todo o dinheiro pago à Beyoncé por sua apresentação em uma festa privada na praia de Nikki Beach, em St. Barts, na véspera do Ano Novo de 2009, incluindo comissões pagas à sua agência, foi doado aos esforços humanitários no Haiti há mais de um ano –, disse Beyoncé em comunicado divulgado em seu site.
– Uma vez que foi revelado que o promotor de eventos terceirizado tinha ligações com a família Gaddafi, a decisão foi de entregar o pagamento para uma boa causa.