Brasileira eleita miss Italia nel Mondo incentiva misses negras: “Nunca desistam!”

Enviado por / FonteDo R7

Silvia Novais, 25, é uma miss vitoriosa: foi miss São Paulo 2009 e é a atual miss Italia nel Mondo – concurso que elege a mais bela descendente de italianos pelo mundo. O júri que elegeu Silvia no ano passado, aliás, incluía o ícone do cinema francês Gérard Depardieu e o famoso apresentador italiano Carlo Conti. Que tal, hein?

A linda mulata, que é bisneta de italianos por parte de pai, nasceu na Bahia e ainda criança mudou-se para Campinas, cidade pela qual venceu o Miss SP 2009.

O Tudo Miss foi atrás de Silvia após a temporada de três meses da bela na Itália. Ela conta que, superadas as dificuldades iniciais no país da bota, em especial com a comida, acabou ficando tão acostumada que até sente falta de alguns pratos. Aprendeu um pouco do idioma e definiu a experiência toda como excelente. Silvia deve voltar à Itália neste ano, em julho ou agosto, para passar a coroa à sua sucessora.

Racismo

Silvia também comentou brevemente o caso de racismo na internet ocorrido logo após sua eleição. Na ocasião, anônimos utilizaram alguns sites para protestar contra a vitória de uma negra no Miss Italia Nel Mondo.

— Fui vítima de preconceito na rede, por parte de anônimos, mas pessoalmente não tive problema nenhum, pelo contrário. Durante o concurso na Itália, em Reggio Calabria, os italianos vinham em minha direção e falavam “Estou torcendo por você”. Após o concurso, em passeios por Roma, a recepção foi ótima, foram carinhosos. Falavam que tinham votado em mim, pediam para tirar foto, até autógrafo eu dei. [risos] Mas preconceito foi só pela rede mesmo. Infelizmente. Eu não sei se continua porque não procuro saber.

 

Vale destacar que ser miss no Brasil não é nada fácil para as negras. Em quase 60 anos do concurso Miss Brasil em sua versão Universo, apenas uma negra foi vencedora: a gaúcha Deise Nunes, em 1986. E olha que já tivemos negras belíssimas na competição, como a famosa Vera Lucia Couto dos Santos, miss Guanabara 1964, que ficou em 2º lugar no MB daquele ano e até ganhou uma marchinha de Carnaval em sua homenagem, a Mulata Bossa Nova – executada até hoje na folia carioca.

Silvia deixa sua opinião e um recadinho:

— Apesar do Brasil ser constituído em grande parte por afrodescendentes, acabamos por sofrer algum tipo de preconceito, como todos nós sabemos. Um conselho que eu daria, e que serve para qualquer jovem, é: nunca desista dos seus sonhos, nunca!

A bela também adorou a vitória da angolana Leila Lopes, negra, no Miss Universo:

— Acompanhei da Itália a vitória de Leila Lopes, adorei, foi merecidíssimo. Leila estava deslumbrante. Além de linda, ela mostrou outros atributos de uma miss: simpatia, inteligência e o mais importante, a humildade.

Silvia namora há 2 anos e meio, trabalha como modelo e é formada em educação física. A bela lamenta não poder mais participar de concursos de beleza, pois não tem mais idade. E não consegue se decidir quando perguntada sobre qual foi a sua competição mais importante:

— Todos [os concursos] serão inesquecíveis, cada um com seu valor, pois me dediquei, me preparei. Foi um sonho participar de todos eles, e a vitória, então, é indescritível. Em nenhum deles esperava ganhar, por isso serão inesquecíveis. Ser miss foi uma ótima decisão. Cresci, amadureci, aprendi muita coisa.

 

 

 

+ sobre o tema

Rihanna posa à la Marilyn Monroe para revista

Rihanna posa à la Marilyn Monroe para revista. Rihanna gostou...

Oprah recebe um Oscar por seu trabalho humanitário

A apresentadora, atriz e produtora Oprah Winfrey, que dominou...

Nasce Ivy Blue Carter filha de Beyoncé e Jay Z

A cantora Beyoncé e o rapper Jay-Z tiveram sua...

Cabelos de Sheron Menezzes são referência fashion para a moda da mulher negra

Cabelos de Sheron Menezzes são referência fashion para a...

para lembrar

Candidata de ascendência indiana conquista vitória inédita no Miss EUA 2014

Nina Davuluri venceu o Miss EUA 2014 na noite...

“Madiba sou eu”: uma entrevista exclusiva com o ator que interpreta Mandela em novo filme

Esta entrevista ocorreu em Toronto, onde Idris Elba participava...

Lobão perde a cabeça ao ouvir que ‘afinou para Mano Brown’

Lobão não gostou nem um pouco de um novo...
spot_imgspot_img

Veja o trailer de “Uma Dobra no Tempo”, de Ava DuVernay

Saiu o aguardadíssimo primeiro trailer de Uma Dobra no Tempo, filme dos estúdios Walt Disney dirigido por Ava DuVernay, conhecida principalmente por Selma – Uma Luta...

Oprah está simplesmente divina no 1º trailer de ‘Uma Dobra no Tempo’

Já estamos ansiosos para o filme! Saiu o primeiro trailer oficial do novo filme da Disney, Uma Dobra no Tempo, e já estamos ansiosos para a estreia...

Pantera Negra – Atriz fala sobre “mulheres guerreiras” de Wakanda: “Elas são o FBI por lá”

A atriz Danai Gurira, conhecida dos fãs de The Walking Dead como a durona Michonne, vai interpretar outra mulher forte em Pantera Negra: a líder das...
-+=