Saiba mais sobre estampas étnicas que influenciam a moda em exposição que traça panorama sobre arte africana

Para os amantes da Arte Contemporânea, o Puretrend indica a exposição “Transit”, que chega a capital paulista no dia 20 de julho. A mostra, que esteve na Bahia em 2012, reúne obras de 19 artistas e fica em cartaz no Parque Ibirapuera até o dia 25 de setembro. A mostra é resultado da parceria entre Instituto de Cultura Contemporânea – ICCo e a Fundação Sindika Dokolo, localizado em Luanda, Angola.

São 35 obras selecionadas e organizadas no Pavilhão da Oca, com curadoria do brasileiro Daniel Rangel e do angolano Fernando Alvim. Entre os trabalhos estão instalações, pinturas, fotografias, esculturas e vídeos. A maior parte das peças foi realizada por artistas africanos, mas a mostra ainda conta com um americano e dois europeus entre os expositores.

O principal objetivo da obra é desmitificar o imaginário recorrente que recai sobre a arte africana, trazendo trabalhos realizados recentemente e que se contrapõe com a forte visão regionalista e consequentemente limitada da produção artística do continente, segundo curador. Por isso, Rangel ainda chama atenção para o fato de que essa mostra “é uma coleção africana de arte contemporânea, não uma coleção de arte contemporânea africana”.

Entre os destaques da mostra estão o angolano Edson Chagas, vencedor do Leão de Ouro da Bienal de Veneza 2013, o fotógrafo Seydou Keita, considerado pai da fotografia africana e um dos maiores fotógrafos do século XX. Além do sul-africano William Kentridge, que expôs seus trabalhos recentemente na capital carioca, e tem sido visto como um dos mais importantes artistas africanos de todos os tempos. Em “Transit” serão exibidos cinco vídeos dele, incluindo “Felix in Exile”, que também faz parte da coleção do MoMA de Nova York.

Como Moda e Arte andam lado a lado, não podemos deixar de citar e recomendar um olhar mais atento às capulanas, vestimenta tradicional geralmente relacionado às mulheres moçambicanas, mas que é exibido em todo o continente. Suas cores vibrantes e padronagens de desenhos impressionantes servem de inspiração para diversos para diversos profissionais do mundo fashion. Prova disso é a febre do print chevron ou a coleção de Inverno 2013 de Patricia Geyer.

Serviço:

“Transit_SP” @ Pavilhão da Oca, Parque do Ibirapuera
De 20 de julho a 15 de setembro
De Terças a domingo, das 9h às 17h
Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n, Parque do Ibirapuera – Portão 3
Telefone: (11) 3105-6118 / 5082-1777

moda2moda3moda4moda5

Fonte: Puretred

+ sobre o tema

Carnaval Salvador 2012 BA – Bloco Ilê Aiyê com Arlindo Cruz

O próximo sábado (28) vai ser marcado pela Noite...

21 de Março – Toda beleza veio para ficar!

Para comemorar o  21 de Março - Dia Internacional...

Brasileira eleita miss Italia nel Mondo incentiva misses negras: “Nunca desistam!”

Silvia Novais, 25, é uma miss vitoriosa: foi miss...

Akim Camara um virtuose do violino na Holanda

O Maestro Andre Rieu apresentou Akim Camara um violinista...

para lembrar

Representante de Chris Brown confirma novo dueto com Rihanna

Representante de Chris Brown confirma novo dueto com Rihanna. Após...

Diamante descoberto na África do Sul é avaliado em US$ 10 milhões

Um raro diamante de 25,5 quilates, com valor estimado...

Cala boca, Denny Glover

Danny Glover, 66, astro de "Máquina Mortífera" e "Ensaio...
spot_imgspot_img

Quem foi Mama Cax? Conheça a homenageada do Google que foi símbolo de representatividade na Moda

Celebrando o Mês da História Negra nos Estados Unidos, o Google homenageia nesta quarta-feira (08) a modelo Mama Cax. A homenageada se firmou como uma grande referência no mundo da Moda...

Modelos na passarela contra o racismo e pela autoestima dos negros e negras

"Um sorriso negro, um abraço negroTraz....felicidadeNegro sem emprego, fica sem sossegoNegro é a raiz da liberdade..." Assim cantava a sambista Dona Ivone Lara em sua magnífica...

Influenciadoras negras lutam para ser valorizadas pelas marcas

Ao navegar pelo Instagram é possível encontrar muitas pessoas que trabalham produzindo conteúdo digital sobre diversos assuntos. Um nicho que fez muito sucesso nos...
-+=