Com dez indicações, Beyoncé lidera lista de indicadas ao Grammy

A cantora Beyoncé recebeu o maior número de indicações à 52ª edição do Grammy, e vai concorrer a 10 prêmios, entre eles o de Melhor Álbum (por “I Am… Sasha Fierce”), Música do Ano (“Single Ladies”) e Gravação do Ano (“Halo”).

Beyoncé conseguiu duas indicações a mais do que a jovem cantora de música country Taylor Swift, que disputará oito prêmios na cerimônia marcada para o dia 31 de janeiro, em Los Angeles.

Swift, que foi a segunda artista que mais vendeu discos nos EUA no ano, atrás de Michael Jackson, concorrerá com Beyoncé na categoria de Melhor Álbum com seu disco “Fearless”.

Outro destaque feminino entre os indicados é Lady Gaga. A excêntrica cantora recebeu cinco nomeações, incluindo as três principais categorias. “The Fame” foi indicado como melhor álbum de 2009, e “Poker Face” recebeu indicações nas categorias de Música do Ano e Gravação do Ano.

Com seis indicações, o grupo Black Eyed Peas também concorrerá a Álbum do Ano com seu “The E.N.D”, junto com “Big Whiskey and the Groogrux King”, da Dave Matthews Band.

O Black Eyed Peas disputará também o prêmio de Gravação do Ano com “I Gotta Feeling”, assim como o Kings of Leon, com “Use Somebody”.

Madonna e Britney Spears, com “Celebration” e “Womanizer”, concorrerão ao Grammy de Melhor Álbum de música disco, enquanto o veterano Bob Dylan estará na disputa por dois prêmios, os de melhor cantor de rock e de melhor álbum de música americana, por “Together Through Life”

O título de melhor álbum de rock do ano será disputado por “21st Century Breakdown” do Green Day, “Live From Madison Square Garden”, de Eric Clapton, “Black Ice” do AC/DC e “Big Whiskey And The Groogrux King” da Dave Matthews Band.

A cerimônia de anúncio das indicações foi conduzida pelo rapper LL Cool J, que contou com a colaboração do Beatle Ringo Starr, a banda Linkin Park e o cantor Smokey Robinson.

Esta foi a segunda vez consecutiva que a cerimônia foi transmitida pela televisão em formato semelhante ao de uma entrega de prêmios.

 

+ sobre o tema

Saraus online marcam a estreia da antologia “Retratos Pandêmicos”

Depois de uma imersão dedicada em 6 meses de...

Nota do AFRO sobre a nomeação do presidente da Fundação Palmares

Nós, pesquisadores e professores do AFRO/Cebrap, vimos com espanto...

para lembrar

Convite: O Pensamento Africano no Século XX

Convite lançamento do livro O Pensamento Africano no Século...

Museu a Céu Aberto: Descobrindo as riquezas da cidade negra submersa no Rio

Por Marquinhos de Oswaldo Cruz, compositor e idealizador do...

Jessye Norman

Jessye Norman nascida em Augusta, Georgia, em 15 de...
spot_imgspot_img

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos festivais de música no país, terá como uma de suas atrações, no dia 2 de...

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...
-+=