Dilma fala em “herança bendita” de Lula e chora ao agradecer militância

Por: Gabriel Mestieri

Presidente eleita disse a companheiros do PT que depende do partido para governar


Na primeira reunião do Diretório Nacional do PT após as eleições, a presidente eleita Dilma Rousseff agradeceu o apoio dos militantes na campanha e disse que depende do partido para governar o país. Nesta sexta-feira (19), Dilma se reuniu com lideranças petistas e fez um pronunciamento, no qual chegou a se emocionar ao agradecer a militância.

– Certeza que dependo desse partido para governar o país. Do esforço e da solidariedade. Da maturidade política de compreender os complexos desafios do governo. Assim como nós hoje somos pessoas muito mais experientes na ação de governo, somos também pessoas muito mais experientes na atividade política.

A presidente eleita voltou a afirmar que recebeu uma “herança bendita” de Lula, e que, por isso, o próximo governo terá o desafio de “avançar” mais nas questões em que, segundo ela, o Brasil já melhorou.

– Partido que foi capaz de eleger operário e mulher coloca nas nossas costas grande desafio. Que é que nós não podemos nos repetir. Nossa herança bendita coloca diante de nós um desafio. Nossas conquistas não podem se repetir sob pena de não honrarmos compromissos. Temos que avançar, ir em frente.

Em discurso emocionado, a petista chorou ao agradecer aos companheiros pela compreensão em momentos difíceis da campanha, que considerou “muito dura”. Ela fez um agradecimento especial a José Eduardo Dutra, José Eduardo Cardozo e Antonio Palocci, que foram apelidados na campanha de “três porquinhos”. A brincadeira provocou risos na plateia que acompanhava o pronunciamento.

– Acredito que os três porquinhos foram muito bem-sucedidos na coordenação da minha campanha. Encontrei neles companheiros de todas as horas, sem abrir mão da importância de outras lideranças aqui presentes, quero dirigir a eles agradecimento especial porque com eles convivi todos os dias e diante dos desafios de uma campanha muito dura.

Sem citar nomes, a petista voltou a fazer críticas ao comportamento da oposição durante a campanha eleitoral, afirmando que “questões que tinham por objetivo criar o preconceito e a intolerância talvez sejam umas das questões mais graves no processo democrático”. Durante a campanha, Dilma foi alvo de boatos religiosos e sobre sua vida pessoal, sobretudo na internet.

Dilma fez ainda uma menção especial aos candidatos do PT que não conseguiram se eleger, afirmando que eles também foram responsáveis por sua vitória. Ela citou o fato de Lula ter sido derrotado três vezes antes de conseguir se eleger para dizer que não se pode desistir.

– Temos herança das três derrotas de Lula e a trajetória mostra que é preciso que a gente não desista. Estamos iniciando outra etapa. Outras ainda virão.

 

Fonte: R7

+ sobre o tema

Mais de 6 mil crianças são resgatadas do trabalho infantil em 2 anos

Entre 2023 e abril de 2025, 6.372 crianças e...

Crescimento de umbanda e candomblé reflete combate à intolerância

O número de adeptos de religiões afro-brasileiras, como umbanda...

Caso Miguel completa 5 anos: mãe critica lentidão da Justiça

A próxima terça-feira (dia 10) será mais um dia...

Transição energética não pode repetir injustiças históricas

Cá entre nós, no Brasil, o modelo de desenvolvimento...

para lembrar

Texto exemplar da Juíza Federal Raquel Domingues do Amaral

"Sabem do que são feitos os direitos, meus jovens? no...

As 10 mentiras mais contadas sobre os indígenas

As afirmações listadas abaixo foram extraídas da vida real....

Frequência afetiva, qual é a sua?

Dias desses mandei um inbox parabenizando uma amiga querida...

Política: O que é ser esquerda, direita, liberal e conservador?

Nas eleições presidenciais e estaduais de 2014, o Brasil...

Meninas mães passam de 14 mil e só 1,1% tiveram acesso a aborto legal

Quase 14 mil meninas de 10 a 14 anos de idade tiveram filhos no Brasil em 2023, e apenas 154 tiveram acesso ao aborto...

5 fatos que marcaram a atuação política de Pepe Mujica na presidência do Uruguai 

Pepe Mujica viveu até os 89 anos de idade e marcou a política latino-americana com suas ações em prol de causas populares e em...

INSS notificará beneficiários vítimas de descontos a partir de terça

A partir desta terça-feira (13), os aposentados e pensionistas que sofreram descontos em seus benefícios por meio de associações irão receber uma notificação do Instituto Nacional do...
Geledés Instituto da Mulher Negra
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.