Educação promove seminário sobre diversidade étnico-racial em Maceio

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), por meio da Superintendência de Políticas Educacionais, realiza nesta quinta e sexta-feira (3 a 4 de outubro) um seminário sobre diversidade étnico-racial, no Centro de Formação (Cenfor), localizado no Centro de Pesquisa Aplicada (Cepa), no bairro do Farol, em Maceió.

Foto: A Katz/ Shutterstock

O “Seminário a Lei 10.639/2003: uma reflexão sobre sua implantação nas escolas públicas” tem como objetivo debater as práticas pedagógicas antirracistas com técnicos dos Estados do Nordeste e municípios alagoanos. A lei torna obrigatório o ensino da História e das Cultura Afro-brasileira e Africana.

A realização do evento foi um dos assuntos da reunião da secretária estadual de Educação e do Esporte, Josicleide Moura, com representantes do movimento negro e gestoras de políticas educacionais da SEE.

Reunião – Participaram da reunião a educadora Arísia Barros, do Instituto Raízes de África; o professor Allex Sander Porfírio, do Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico-racial; a professora Nilce Mendonça, da Superintendência de Políticas Educacionais; e a professora Maria das Graças Silva, gerente de Diversidades da SEE.

“Estamos retomando o debate sobre a implantação dessa lei, a partir desse seminário, capacitando nossos técnicos, dialogando com a comunidade estudantil e firmando parcerias com os movimentos sociais”, afirmou a secretária Josicleide Moura.

Segundo ela, a implantação dessa lei também vem sendo debatida por técnicos da Secretaria que estão preparando mudanças nos conteúdos das disciplinas adotadas pelas escolas públicas de Alagoas.

Experiências exitosas – O seminário deve reunir técnicos de Alagoas e dos demais Estados nordestinos. “Esses técnicos vão apresentar experiências bem sucedidas na implantação da lei em seus Estados, do ponto de vista didático pedagógico”, explicou a professora Nilce.

O evento começa com a palestra do professor  Zezito de Araújo, que vai abordar “as perspectivas e os desafios” da Lei 10.639/2003. No último dia, será construindo um documento com a proposta de ações para a consolidação das políticas para a implantação da Lei nas escolas públicas.

Além de palestrante, o professor Zezito faz parte da equipe responsável pelo evento, que conta também com a participação das professoras Irani Neves e Ana Nadege.

De acordo com a professora Maria das Graças, desde a promulgação da Lei que a SEE vem debatendo a sua aplicação, além de promover ações que reafirmam o compromisso com os direitos humanos, a diversidade e a inclusão social.

 

 

 

Fonte: Educação Alagoas

+ sobre o tema

Tudo sobre o Enem 2024: o que pode levar, como são as provas, datas e mais

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 será aplicado nos...

Capoeira se torna disciplina pedagógica nas escolas de Belo Horizonte

A capoeira vai ser parte do currículo das escolas...

para lembrar

Suicídios na UFMG preocupam estudantes e acendem alerta na universidade

Através das redes sociais, estudantes da Universidade Federal de...

Refugiados ensinam idiomas por meio de experiências culturais em SP

O congolês Alphonse dará aulas de francês e inglês...

7º Prêmio Educar para a Igualdade Racial e de Gênero tem inscrições abertas até 31 de março

Edição traz novidades ao incorporar a temática de gênero...
spot_imgspot_img

Fuvest encerra período de inscrições para vestibular 2025 nesta terça e alerta para problema com emissão de boleto

As inscrições para o vestibular 2025 da Fuvest, que seleciona estudantes para cursos de graduação da Universidade de São Paulo (USP), podem ser feitas até as...

Inscrições para vestibular da Unesp se encerram nesta quinta-feira; são 6.596 vagas em 24 cidades do estado de SP

As inscrições para o vestibular 2025 da Universidade Estadual Paulista (Unesp) podem ser feitas até esta quinta-feira (10). O exame oferece 6.596 vagas em...

Tudo sobre o Enem 2024: o que pode levar, como são as provas, datas e mais

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 será aplicado nos dias 3 e 10 de novembro em todo o país. A edição tem mais de...
-+=