Educação promove seminário sobre diversidade étnico-racial em Maceio

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), por meio da Superintendência de Políticas Educacionais, realiza nesta quinta e sexta-feira (3 a 4 de outubro) um seminário sobre diversidade étnico-racial, no Centro de Formação (Cenfor), localizado no Centro de Pesquisa Aplicada (Cepa), no bairro do Farol, em Maceió.

Foto: A Katz/ Shutterstock

O “Seminário a Lei 10.639/2003: uma reflexão sobre sua implantação nas escolas públicas” tem como objetivo debater as práticas pedagógicas antirracistas com técnicos dos Estados do Nordeste e municípios alagoanos. A lei torna obrigatório o ensino da História e das Cultura Afro-brasileira e Africana.

A realização do evento foi um dos assuntos da reunião da secretária estadual de Educação e do Esporte, Josicleide Moura, com representantes do movimento negro e gestoras de políticas educacionais da SEE.

Reunião – Participaram da reunião a educadora Arísia Barros, do Instituto Raízes de África; o professor Allex Sander Porfírio, do Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico-racial; a professora Nilce Mendonça, da Superintendência de Políticas Educacionais; e a professora Maria das Graças Silva, gerente de Diversidades da SEE.

“Estamos retomando o debate sobre a implantação dessa lei, a partir desse seminário, capacitando nossos técnicos, dialogando com a comunidade estudantil e firmando parcerias com os movimentos sociais”, afirmou a secretária Josicleide Moura.

Segundo ela, a implantação dessa lei também vem sendo debatida por técnicos da Secretaria que estão preparando mudanças nos conteúdos das disciplinas adotadas pelas escolas públicas de Alagoas.

Experiências exitosas – O seminário deve reunir técnicos de Alagoas e dos demais Estados nordestinos. “Esses técnicos vão apresentar experiências bem sucedidas na implantação da lei em seus Estados, do ponto de vista didático pedagógico”, explicou a professora Nilce.

O evento começa com a palestra do professor  Zezito de Araújo, que vai abordar “as perspectivas e os desafios” da Lei 10.639/2003. No último dia, será construindo um documento com a proposta de ações para a consolidação das políticas para a implantação da Lei nas escolas públicas.

Além de palestrante, o professor Zezito faz parte da equipe responsável pelo evento, que conta também com a participação das professoras Irani Neves e Ana Nadege.

De acordo com a professora Maria das Graças, desde a promulgação da Lei que a SEE vem debatendo a sua aplicação, além de promover ações que reafirmam o compromisso com os direitos humanos, a diversidade e a inclusão social.

 

 

 

Fonte: Educação Alagoas

+ sobre o tema

Estudantes têm até esta sexta-feira (14) para se inscrever no Enem

Termina nesta sexta-feira (14) o prazo para inscrições no Exame...

Harvard lança mais de 100 cursos gratuitos e legendados em português

Os cursos disponíveis são divididos nas áreas a seguir. Artes...

Inscrições no Enem 2024 são prorrogadas até 14 de junho

As inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)...

para lembrar

A questão do negro no Brasil

Trezentos anos de escravidão africana no Brasil representada...

África e cultura negra aparecem com restrições nos livros didáticos

O ensino da história da África e da cultura...

A educação não é tarefa individual

Mario Sergio Cortella é filósofo, mestre e doutor em...

Professores decidem manter greve em São Paulo

Os professores da rede pública de ensino do estado...
spot_imgspot_img

Termina hoje (14) prazo para inscrição no Enem

Termina hoje (14) o prazo para inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os interessados devem acessar a Página do Participante e utilizar o cadastro...

Estudantes têm até esta sexta-feira (14) para se inscrever no Enem

Termina nesta sexta-feira (14) o prazo para inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os interessados devem acessar a Página do Participante e utilizar o cadastro...

Harvard lança mais de 100 cursos gratuitos e legendados em português

Os cursos disponíveis são divididos nas áreas a seguir. Artes e Design; Negócios e Gestão; Ciência da Computação; Ciência de Dados; Ciência e Engenharia; Ciências Sociais; Desenvolvimento Educacional e Organizacional; Humanidades; Matemática e...
-+=