Em audiência na JFRS, movimentos negros e UFRGS entram em acordo para desocupação da reitoria

Enviado por / Fonteno JFRS

Após mais de quatro horas de conversa, representantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e dos movimentos que ocuparam a reitoria da universidade chegaram a um acordo em relação aos critérios de análise racial adotados pela instituição no sistema de cotas. Com isso, os estudantes se comprometeram a deixar o prédio até às 18h desta sexta-feira (16/3). A audiência de conciliação aconteceu ao longo do dia na sede da Justiça Federal de Porto Alegre.

no JFRS

Juíza Ana Inès abriu audiência às 10h13min desta sexta-feira – Foto: Eduardo-Sander

Com a condução da juíza federal substituta Ana Inès Algorta Latorre, que atua na 26ª Vara Federal de Porto Alegre, foi disponibilizada a palavra a ambas as partes, que puderam colocar seus pontos de vista e apresentar propostas para um entendimento mútuo. Já no início da tarde, a universidade se comprometeu a rever alguns pontos da portaria que alterou o regramento relativo à comprovação étnica para ingresso nas vagas destinadas às ações afirmativas. O principal ponto acordado é a garantia de que a verificação racial continuará observando a característica física como principal requisito para a admissão do candidato.

Representantes dos movimentos negros foram os primeiros a se manifestar – Foto: Eduardo-Sander

No final de janeiro, a reitoria da UFRGS havia aberto a possibilidade de que as cotas pudessem ser ocupadas por alunos com ascendência fenotípica até a segunda geração. Com o acordo, a comprovação da etnia dos pais ou avós somente poderá ser utilizada em caso de dúvidas quanto às características do próprio cotista.

Outro item acordado foi a ampliação da comissão que analisa os recursos interpostos contra os resultados das verificações étnicas. Os novos integrantes, dois alunos e três servidores ou professores da UFRGS, deverão ser indicados pelos movimentos negros vinculados à universidade. Em contrapartida, os estudantes que ocupam a reitoria se comprometeram a sair do prédio até às 18h de hoje.

Representantes da universidade explicaram medidas adotadas – Foto: Eduardo-Sander

Liminar suspensa

Há uma semana, a JFRS havia concedido liminar determinando que os estudantes desocupassem o prédio, mas a tutela foi suspensa em virtude da possibilidade da solução consensual do litígio.

REINTEGRAÇÃO / MANUTENÇÃO DE POSSE Nº 5011193-85.2018.4.04.7100 (Processo Eletrônico – E-Proc V2 RS)

+ sobre o tema

para lembrar

Projeto combate racismo e estimula a autoestima nas escolas municipais

Racismo combatido com educação. Autoestima recuperada através da autoafirmação...

Holanda oferece 50 bolsas de estudo exclusivas para brasileiros

Holanda abre inscrições para 50 bolsas de estudo exclusivas...

Escola de elite, a R$ 8 mil por mês, será inaugurada em São Paulo

Alunos de 5 anos são fluentes em mandarim e...

Professora incentiva pais a baterem em filho

O "conselho" foi encaminhado por meio de um bilhete...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=