Empreendedor Social premia cinco iniciativas de destaque na pandemia em 2021

Fundos Filantrópicos contra Covid-19, Aceleradora dos Parças, Telemedicina SAS Brasil, Mãe e Muito+ e NoonApp - Renda e Inclusão Digital são vencedoras do concurso

A cerimônia do Prêmio Empreendedor Social 2021 reconheceu na noite desta terça-feira (30) cinco iniciativas de destaque no enfrentamento da crise sanitária no país.

A segunda edição do concurso em resposta à Covid-19 teve 12 finalistas entre 317 inscritos. Fundos Filantrópicos contra Covid-19, Aceleradora dos Parças, Telemedicina SAS Brasil, Mãe e Muito+ e NoonApp – Renda e Inclusão Digital são vencedores do concurso neste ano.

Leonardo Letelier, 48, é o vencedor da categoria Emergência Sanitária. O fundador da Sitawi – Finanças do Bem e pioneiro no desenvolvimento de soluções financeiras de impacto social e de fomento a entidades do terceiro setor, liderou os Fundos Filantrópicos contra Covid-19.

Ao todo, foram 14 fundos viabilizados junto a parceiros, como o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), para movimentar R$ 175 milhões em prol dos profissionais da linha de frente da saúde e no combate ao coronavírus.

Na categoria Inclusão Social e Produtiva, Alan Almeida, 29, e Carla Cristina, 37, são os vencedores. Eles estiveram à frente da Aceleradora dos Parças, negócio social oferece que cursos de programação —blockchain, machine learning, desenvolvimento de games e aplicativos— em “linguagem da quebrada” a egressos da Fundação Casa e do Presídio Feminino do Carandiru, entre outros do sistema carcerário brasileiro, o terceiro maior do mundo.

Na pandemia, a startup selecionou mil jovens para treinamentos a distância, com acompanhamento técnico e pessoal para encaminhá-los ao mercado de TI, carente de mão de obra especializada, com salários competitivos.

Em Inovação para a Retomada, a médica Adriana Mallet, 40, é a premiada, com a iniciativa Telemedicina SAS Brasil. Com o objetivo de se tornar a “médica do Zap” e democratizar o acesso a saúde, ela levou a atendimento médico a populações vulneráveis em 320 cidades.

Mais de 40 mil pacientes foram beneficiados pelo projeto, que também instalou cabines autoesterelizáveis de teleatendimento nas comunidades, com sistema de desinfecção, aparelhos para aferir sinais vitais, prontuário eletrônico e impressora de receitas.

Já na categoria Soluções Comunitárias, a vencedora é Stella Maris Monteiro, 36, que liderou o projeto Mãe e Muito+ no Morro dos Macacos, no Rio de Janeiro. Com a metodologia “Quadrilátero do Apoio”, pautada em terapia, assistência social, educação e integração social, ela ajudou mulheres chefes de família com mentorias e cursos ancorados a uma rede de equipamentos públicos de assistência social.

Tia Stellinha, como é conhecida a empreendedora social, é mãe de cinco filhos e impactou a vida de 750 mulheres e já está planejado que levará a metodologia a outras 6.000 chefes de família, por meio de parceiras com ONGs e com a rede Gerando Falcões.

Já na Escolha do Leitor, categoria que contempla o voto popular, os vencedores são Suzana, 51, e Reinaldo Pamponet, 49, que criaram o NoopApp – Renda e Inclusão Digital, plataforma digital colaborativa que conecta pessoas e marcas com clientes, redes de apoio, ativistas, profissionais e artistas.

No NoonApp, que já conta com 160 mil participantes, cada colab (desafio) proposto no aplicativo estimula ideias e solução de problemas e remunera os participantes com a Girassol, moeda própria equivalente a R$ 1, o que permite a usuários gerar renda.

Ao todo 317 projetos se inscreveram nesta segunda edição com foco no enfrentamento da pandemia da premiação realizada pela Folha em parceria com a Fundação Schwab.

O Prêmio Empreendedor Social tem patrocínio de Gerdau, Ambev, Sesi/Senai, Coca-Cola e Vedacit e parceria estratégica de Ashoka, ESPM, Fundação Dom Cabral, Pacto Global e UOL.

+ sobre o tema

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a...

para lembrar

Suplicy retira candidatura e abre espaço para Mercadante; Marta disputará o Senado

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) anunciou hoje ao comando...

Leonardo Sakamoto: Massacre no Carandiru e seus cúmplices

Gostaria de lamentar que a alma do coronel Ubiratan...

Eduardo Campos atinge 62% e tem maior intenção de voto aferida pelo Datafolha no país

Eduardo Campos (PSB), governador de Pernambuco e candidato...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A relação, atualizada na última sexta-feira...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...

Brizola e os avanços que o Brasil jogou fora

A efeméride das seis décadas do golpe que impôs a ditadura militar ao Brasil, em 1964, atesta o apagamento histórico de vários personagens essenciais...
-+=