Folha estreia projeto sobre liberdade de expressão

Enviado por / FonteFolha de São Paulo

Em parceria com ONG Artigo 19, reportagens abordarão temas como transparência e desinformação

Folha estreia nesta semana, em parceria com a ONG Artigo 19, o projeto Liberdade de Expressão, que irá difundir conhecimento sobre o tema e apresentar seus principais desafios contemporâneos.

Reportagens e entrevistas irão abordar questões como o uso de novas tecnologias e métodos de desinformação, restrições à transparência governamental, o papel do Judiciário, a liberdade acadêmica e os novos mecanismos de censura.

Discurso de ódio, racismo e direitos humanos, assim como os impactos da violência política sobre as eleições e a própria democracia, também estarão na pauta. O projeto será publicado na editoria de Política.

Para Denise Dora, diretora da ONG no Brasil, o ano eleitoral no país é especialmente oportuno para ampliar o debate sobre liberdade de expressão, no momento em que a democracia enfrenta uma série de ameaças.

Ela cita iniciativas do governo Bolsonaro como ataques a jornalistas, perseguição judicial a opositores e censura a documentos públicos para mostrar a importância de se difundir mais conhecimento sobre o tema no atual momento.

Os limites da liberdade de expressão também têm sido objeto de disputa diante de casos recentes como o do deputado Daniel Silveira (PTB-RJ), condenado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) a oito anos e nove meses de prisão após declarações com ataques e ameaças a ministros da corte. Ele posteriormente recebeu indulto do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Na avaliação da diretora da Artigo 19, trata-se de mais um exemplo de uma série de violações de direitos perpetradas sob o escudo de uma visão equivocada da liberdade de expressão. “Violência não é liberdade de expressão, é violência; ameaça também não é liberdade de expressão, é ameaça.”

O secretário de Redação da Folha Vinicius Mota afirma que o projeto está em consonância com os princípios editoriais do jornal.

“A prerrogativa do cidadão de expressar-se com a garantia de que não será calado nem perseguido pelos poderosos funda a tradição democrática na qual o jornalismo da Folha se ancora”, afirma.

“A parceria com a Artigo 19 favorece a cobertura desse direito quando a criminalidade tenta se confundir com ele e a censura volta a ameaçá-lo.”

Para a diretora da Artigo 19, a Folha é um parceiro fundamental na promoção da discussão sobre a liberdade de expressão, que é um fim em si, mas também um meio para assegurar o debate público sobre outras áreas, como economia, ambiente e políticas sociais.

“Este projeto com a Folha tem a alta ambição de garantir uma conversa profunda sobre o nosso direito de se expressar e de mostrar também como esse direito assegura o debate público sobre os rumos da nossa democracia”, afirma.

A Artigo 19 foi fundada em 1987 em Londres e tem escritório em nove países, inclusive o Brasil.

O nome da organização remete ao artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que diz: “Todo ser humano tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e ideias por quaisquer meios e independente de fronteiras.”

+ sobre o tema

Nordeste e Norte elegeram mais prefeitas mulheres nos últimos 20 anos

Mossoró, município de 265 mil habitantes no interior do Rio...

Candidatos ignoram combate ao racismo em debates em SP, 2ª capital mais desigual do país

As políticas de combate ao racismo foram praticamente ignoradas até agora...

Direita invisibiliza mulheres, negros e LGBTI+ em seus planos de governo, dizem especialistas

Violências, falta de políticas públicas, dificuldade para acessar direitos...

Monitoramento mostra que 99% dos incêndios são por ação humana

Apenas uma parte ínfima dos incêndios florestais que se...

para lembrar

Três histórias reais e uma despedida – por Eliane Brum

Ele subia a rua em passos descalços, a...

É a rede social, mamãe – Por: Fernanda Pompeu

A inspiração para esta webcrônica veio de uma frase de...

Escravos da moda. Quem se importa com a procedência?

O trabalho degradante deixa muita gente indignada, mas, na...

Impacto eleitoral de cassação de Kassab preocupa Serra

Desde a noite de sábado, o governador de São...

MPT já registra mais de 300 denúncias de assédio eleitoral

A campanha eleitoral para prefeitos e vereadores registra até esta quinta-feira (19) 319 denúncias de assédio eleitoral. O número supera em mais de quatro...

Vote contra o racismo ambiental e por políticas de adaptação climática antirracista

Eu nasci e cresci em Parelheiros, no extremo sul da cidade de São Paulo. Periferia rural, longe do centro, repleta de cachoeiras, território indígena,...

‘Uma pessoa negra toma todo dia uma dose de racismo’, diz Macaé Evaristo

A ministra Macaé Evaristo assumiu o Ministério de Direitos Humanos no meio de um trauma, que eclodiu no meio dos movimentos sociais, e ao...
-+=