Geraldo Alckmin é eleito governador de SP

Candidato do PSDB recebeu 50,63% dos votos válidos.
Apuração no estado foi encerrada às 3h47.


Geraldo Alckmin (PSDB) foi eleito neste domingo (3), em primeiro turno, o novo governador de São Paulo.

Segundo a Justiça Eleitoral, Alckmin recebeu 11.519.314 votos, o que equivale a 50,63% do total de votos válidos (Veja o resultado completo das eleições em SP).

O senador Aloizio Mercadante (PT) ficou em segundo lugar. Ele teve 8.016.866 votos, o que corresponde a 35,23% dos votos válidos.

A vitória de Alckmin mantém o ciclo de administrações do PSDB em São Paulo, maior colégio eleitoral do país. O partido comanda o Palácio dos Bandeirantes desde 1994.

O tucano esteve à frente da disputa desde o início. Entre suas principais bandeiras de campanha estava a expansão das Fatecs e Etecs. Mercadante teve o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que veio a São Paulo durante a campanha para participar de comícios do petista, mas não conseguiu reverter o resultado.

Biografia
Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho nasceu em 7 de novembro de 1952 em Pindamonhangaba. Professor e médico, é casado e tem três filhos. Foi eleito vereador em 1972, aos 19 anos, pelo antigo MDB. Quatro anos mais tarde, foi eleito prefeito de Pindamonhangaba.

Em 1982, foi eleito deputado estadual pelo PMDB e, depois, em 1986, deputado federal. Participou da Assembleia Nacional Constituinte em 1988. No mesmo ano, ingressou no PSDB. Dois anos depois, foi reeleito deputado federal.

Em 1994, foi eleito vice de Mário Covas (PSDB). Quatro anos depois, em 1998, a dupla tucana reelegeu-se. Com a morte de Covas, em 2001, assumiu o governo e se reelegeu como governador em 2002.

Após uma disputa interna no partido, conseguiu ser indicado candidato à Presidência pelo PSDB para concorrer às eleições de 2006. Acabou perdendo a disputa no segundo turno para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que foi reeleito.

Dois anos depois, enfrentou novamente uma disputa dentro do partido e candidatou-se à Prefeitura de São Paulo. Parte da legenda preferia abrir mão de um nome tucano para apoiar o prefeito Gilberto Kassab (DEM), aliado do então governador José Serra. Alckmin conseguiu se candidatar, mas deixou a disputa ainda no primeiro turno, em terceiro lugar, com 22,48% dos votos. Kassab foi reeleito.

No ano seguinte, convidado por Serra, Alckmin assumiu a Secretaria de Desenvolvimento do governo do estado.

Campanha
Durante a campanha, Alckmin enfrentou críticas de Mercadante principalmente sobre o custo dos pedágios, os índices de criminalidade e a qualidade da educação, principalmente no que se refere à progressão continuada.

O petista também usou contra o tucano o fato de o governo paulista ter enfrentado greves de policiais e professores.

Alckmin, por sua vez, acusou Mercadante de não ter experiência para ocupar o cargo e de ter faltado a sessões do Senado em que foram votados projetos de interesse do estado.

Propostas
Dentre as principais propostas do tucano estão o investimento de R$ 1 bilhão para a construção de creches com um total de 200 mil vagas, construção de 12 piscinões, o subsídio para o financiamento de casas para a população de baixa renda, a expansão das Fatecs e Etecs, concessão de bolsas para alunos do ensino médio estudarem idiomas e a urbanização de favelas. Alckmin teve o apoio do DEM, PPS, PMDB, PSC, PHS e PMN.

Fonte: G1

+ sobre o tema

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a...

para lembrar

Quem elogia Lula, elogia Dilma

"A oposição não tem outra saída senão elogiar o...

Com 41%, Dilma passa Serra e fica a 3 pontos de vencer no 1º turno, diz Datafolha

ALEC DUARTEEDITOR-ADJUNTO DE PODER A candidata do PT...

Sobre a Miriam, Guimarães Rosa e o Brasil que muda lentamente

Se estivesse entre nós, hoje a Miriam, minha irmã,...

‘Antipolítico’, Ben Carson é ameaça a Trump em debate nos EUA

Correndo por fora do circo midiático gerado pelo bilionário...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A relação, atualizada na última sexta-feira...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...

Brizola e os avanços que o Brasil jogou fora

A efeméride das seis décadas do golpe que impôs a ditadura militar ao Brasil, em 1964, atesta o apagamento histórico de vários personagens essenciais...
-+=