Grupo faz ato contra intolerância e discriminação no Centro do Rio

do G1

O auditório da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no Centro do Rio, ficou pequeno para uma plateia de mais de 600 pessoas na segunda-feira (25). Artistas, intelectuais e políticos dividiram o espaço com lideranças religiosas e indígenas. Todos unidos em defesa dos Direitos Humanos e das diversidades. Um ato contra a intolerância e discriminação.

“Uma coisa é a confissão religiosa outra coisa é a confissão cidadã. o que estamos fazendo hoje é uma manifestação cidadã de respeito à diferença de respeito ao indivíduo, de respeito à pessoa humana”, disse o reverendo Marcos Amaral.

“O direito ao respeito é a primeira coisa para nós. É o mínimo de sintoma de saúde da sociedade brasileira”, disse o cantor Caetano Veloso.

Os discursos duram duas horas e todos fizeram o mesmo pedido: o fim da discriminação das minorias e também do preconceito.

Foi um movimento de repúdio contra a permanência do Deputado Federal Marco Feliciano como presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal.

Ele vem sendo alvo de críticas desde que foi indicado para o cargo. O parlamentar do PSC de São Paulo é acusado de publicar em redes sociais mensagens homofóbicas e racistas.

“É um ato pedagógico pra mostrar que a resistência que hoje acontece à atual presidência da Comissão de Direitos Humanos não é um ato anticristão, não é um ato contra religiões, muito pelo contrário. nós queremos que as religiões participem da Comissão de Direitos Humanos, mas não pode ser anulando bandeiras históricas tão importantes dessa comissão”, disse Marcelo Freixo.

Nesta terça-feira (26), deputados da frente parlamentar em defesa dos Direitos Humanos pretendem entregar um abaixo assinado com nomes de artistas e de participantes do ato para o presidente da Câmara dos Deputados, em Brasília.

Esta terça deve ser um dia decisivo para o pastor Marco Feliciano. O líder do PSC na Câmara dos Deputados, André Moura, pediu que o colega de legenda reconsidere a posição de não deixar a presidência da comissão.

“A nossa oposição não é a figura dele. Ninguém tem nada contra a figura dele. A gente sabe, a gente viu que ele não tem nenhuma identificação com a pauta dos direitos humanos”, disse o deputado federal Jean Wyllys (PSOL).

+ sobre o tema

Defensoria Pública do Paraná abre concurso para 129 vagas

Período de inscrição começa na segunda-feira (2), e a...

São Paulo – Ciclo de Debates Direitos Humanos e Desenvolvimento

Fundo Brasil de Direitos Humanos convida para o Ciclo de...

Renner é condenada por trabalho escravo e terá de pagar multa de R$ 2 milhões

Empresa diz em nota que "Lojas Renner não compactua...

Prefeitura de Jundiaí (SP) abre inscrições para 28 vagas

Fonte: G1 -   A Prefeitura de Jundiaí...

para lembrar

Previdência: mexer com ela trará danos sociais dramáticos

Para a economista Laura Tavares Soares, aumento da idade...

Obrigado, Feliciano!

por  Eduardo d´Albergaria Há pelo menos 3 décadas, o fundamentalismo religioso...

Um olhar diferenciado sobre a saúde da mulher negra

 - Fonte: Mhário Lincol do Brasil - Algumas doenças atingem...
spot_imgspot_img

Comissão Arns apresenta à ONU relatório com recomendações para resgatar os direitos das mulheres em situação de rua

Na última quarta-feira (24/04), a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos D. Paulo Evaristo Arns – Comissão Arns, em parceria com o Movimento Nacional...

Estudo relata violência contra jornalistas e comunicadores na Amazônia

Alertar a sociedade sobre a relação de crimes contra o meio ambiente e a violência contra jornalistas na Amazônia é o objetivo do estudo Fronteiras da Informação...

Brasil registrou 3,4 milhões de possíveis violações de direitos humanos em 2023, diz relatório da Anistia Internacional

Um relatório global divulgado nesta quarta-feira (24) pela Anistia Internacional, com dados de 156 países, revela que o Brasil registrou mais de 3,4 milhões...
-+=