Fonte: G’Bala –
O Idan Raichel Project é um coletivo multicultural e único que vem chamando atenção da crítica das mais importantes publicações internacionais.
O grupo mudou completamente a imagem da música popular israelense, com uma mensagem de amor, paz e tolerância, e a colaboração de músicos das mais diferentes culturas, inclusive a árabe.
Combinando doses de música tradicional etíope, cantos do Yêmen, salmos bíblicos e ritmos caribenhos e brasileiros, o Idan Raichel Project criou um estilo único, capaz de derrubar fronteiras geopolíticas – aparentemente intransponíveis – armado apenas de boa música.
Popularidade
A explosão de popularidade e a quebra de recordes de vendas dos CDs em Israel e shows lotados ao redor do mundo revelam o poder da poesia de músicas cantadas em hebraico, árabe, espanhol, inglês entre outros idiomas e dialetos, sempre falando do verdadeiro significado da palavra amor num mundo complexo e repleto de conflitos.
O Idan Raichel Project é o melhor exemplo do atual cenário musical israelense, que vai muito além da música folclórica e reúne pessoas de diferentes regiões, tradições e experiências em torno de uma única linguagem musical. A música do Idan Raichel Project é uma celebração da diversidade multicultural, na qual os elementos étnicos foram revistos por grooves modernos, a fim de fortalecer a ponte entre o tradicional e o moderno.
Seus ‘experimentos’ resultaram no álbum “The Idan Raichel Project”, que se tornou um dos mais vendidos na história de Israel e impulsionou-o a tornar-se uma figura de destaque na cena musical internacional. Depois desse, seguiram-se outros dois álbuns de igual sucesso: “Out of My Depths e “Within my walls”. Todos inéditos no Brasil.