II Seminário da JusDh debate o potencial democrático dos Direitos Humanos para a Política Pública de Justiça

Na próxima quarta-feira, 8 de maio, será realizado o II Seminário da JusDh – Articulação Justiça e Direitos Humanos, que nessa edição tem como tema “O Potencial Democrático dos Direitos Humanos para a Política Pública de Justiça”. O encontro reunirá organizações de direitos humanos, movimentos sociais, atores do sistema de justiça e pesquisadores do tema da democratização da justiça, com o objetivo de trocar análises e experiências sobre o cenário da política pública de justiça no Brasil.

A atividade terá início às 14h, no Instituto São Boa Ventura, com workshop sobre a conjuntura e as perspectivas do controle social sobre a política pública de justiça no país. O espaço é voltado às organizações da JusDh de todo o Brasil, entidades parceiras e convidados/as. Para participar do workshop é necessário realizar inscrição pelo e-mail [email protected].

A partir das 18h30, haverá o lançamento da Coleção “Direitos e Lutas Sociais”, publicada pela editora Expressão Popular, no Auditório Joaquim Nabuco, Faculdade de Direito da Universidade de Brasília – UnB. Quatro obras compõem a coleção: “Justiça de Transição – Contornos do Conceito”, de Renan Honório Quinalha, “Direito e Ideologia – Um estudo a partir da função social da propriedade rural”, de Tarso de Melo, “O Direito do Campo, no Campo do Direito: universidade de elite versus universidade de massas”, organizado por Aton Fon Filho, José do Carmo Siqueira e Juvelino Strozake, e “Uma hermenêutica para o programa constitucional do trabalho rural”, de Antonio Escrivão Filho.

O encerramento do seminário será com a conferência “Cultura política de justiça: da solução de conflitos à efetivação dos direitos humanos”, a partir das 19h e aberta ao público. O debate terá presença de Cezar Britto, ex-presidente do Conselho Federal da OAB, José Geraldo de Souza Jr., professor e ex-reitor da Universidade de Brasília, Aurélio Rios, Procurador Federal dos Direitos do Cidadão, e Kenarik Aboujikian, desembargadora do TJ-SP, co-fundadora e ex-presidenta da Associação Juízes para a Democracia – AJD. Mariana Trotta, professora da PUC/RJ, UFRJ e integrante da JusDh, participará da mesa como debatedora.

O II Seminário da JusDh é realizado em parceria com o Centro Acadêmico de Direito/UnB e da Assessoria Jurídica Popular “Roberto Lyra Filho”/Unb, e apoio da Secretaria da Reforma do Judiciário/MJ e da Fundação Ford Brasil.

Sobre a JusDh

A JusDh é uma articulação nacional de entidades e organizações de direitos humanos que atuam com litigância nos diferentes temas de direitos humanos, com foco em uma agenda estratégica para a Democratização da Justiça, através do monitoramento e incidência política junto aos órgãos do Sistema de Justiça, Poder Executivo e Legislativo. 

Seminário JusDh 2013 

+ sobre o tema

Até secretária de Temer quer revogar portaria sobre trabalho escravo

A secretária nacional de Direitos Humanos do governo Michel...

Juíza diz que trabalhadores são “viciados” e defende retenção de documentos

“ Trabalhadores são, em sua maioria, viciados em álcool...

O analfabeto midiático

"Ele imagina que tudo pode ser compreendido sem o...

Barão de Itararé solicita espaço na TV Cultura

Entidade ressalta a necessidade de pluralismo e diversidade na...

para lembrar

Processo Seletivo Prefeitura Municipal de São Paulo – SP

A Prefeitura Municipal de  São Paulo - SP contrata...

Mortalidade materna cai 43% no Brasil entre 1990 e 2013, diz OMS

O Brasil registrou uma queda de 43% na...

Na véspera da demissão, Rezende criticou “má vontade” da mídia com governo

Um dia antes de ser demitido da GloboNews, onde...

Bebê morto com tiro na cabeça é um cruel símbolo da situação dos povos indígenas no Brasil

Relatório do Conselho Indigenista Missionário critica "sucateamento" da Funai,...
spot_imgspot_img

Comissão Arns apresenta à ONU relatório com recomendações para resgatar os direitos das mulheres em situação de rua

Na última quarta-feira (24/04), a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos D. Paulo Evaristo Arns – Comissão Arns, em parceria com o Movimento Nacional...

Estudo relata violência contra jornalistas e comunicadores na Amazônia

Alertar a sociedade sobre a relação de crimes contra o meio ambiente e a violência contra jornalistas na Amazônia é o objetivo do estudo Fronteiras da Informação...

Brasil registrou 3,4 milhões de possíveis violações de direitos humanos em 2023, diz relatório da Anistia Internacional

Um relatório global divulgado nesta quarta-feira (24) pela Anistia Internacional, com dados de 156 países, revela que o Brasil registrou mais de 3,4 milhões...
-+=