Impacto da desigualdade social durante a pandemia é tema de live realizada pelo Prioridade Absoluta, nesta sexta-feira

Enviado por / Fonte Instituto Alana

A atual pandemia tem evidenciado, ainda mais, as desigualdades da sociedade brasileira: segundo o IBGE, um quarto da população está abaixo da linha da pobreza e enfrenta maiores restrições de acesso à internet, saneamento básico, educação, condição de moradia e proteção social. Quase metade das crianças de 0 a 14 anos no país também está nesse grupo e têm seus direitos fundamentais – à escola, à saúde, à vida, etc – violados cotidianamente.

Para conversar sobre essas questões e trazer reflexões sobre a importância de considerar as desigualdades sociais e a absoluta prioridade de crianças e adolescentes, como determina o artigo 227 da Constituição Federal, durante o enfrentamento à pandemia, o programa Prioridade Absoluta, do Instituto Alana, realiza a live “Expresso 227: coronavírus: infâncias e desigualdades”, dia 29/5 (sexta-feira), às 19h, com transmissão ao vivo no canal do YouTube do Instituto Alana. 

A conversa terá a participação de Suelaine Carneiro, socióloga, mestre em educação e coordenadora da área de educação de Geledés Instituto da Mulher Negra; de Edna Araújo, enfermeira, professora, doutora em Saúde Pública e integrante do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), e Natália Neris, gestora de políticas públicas, mestre em Direito e Desenvolvimento, coordenadora da área de Desigualdades e Identidades do InternetLab. A mediação será feita por Renata Assumpção, coordenadora de comunicação do programa Prioridade Absoluta.

“A sociedade brasileira é profundamente desigual. E os impactos do coronavírus serão vivenciados, também, de maneira muito desigual e perversa, especialmente para aqueles em situação de vulnerabilidade econômica e social. Quase metade das crianças e adolescentes de 0 a 14 anos no Brasil estão abaixo da linha da pobreza. Como fica a educação a distância, quando não temos internet para todos? E a qualidade desse ensino? Como fica o acesso à saúde?”, questiona Pedro Hartung, coordenador do programa Prioridade Absoluta, do Instituto Alana. 

Sobre o Prioridade Absoluta

Prioridade Absoluta é um programa do Instituto Alana criado com a missão de dar efetividade e visibilidade ao Artigo 227 da Constituição Federal, que coloca crianças e adolescentes como absoluta prioridade das famílias, da sociedade e do Estado. Por meio de suas atividades, busca informar, sensibilizar e mobilizar pessoas, famílias, organizações, empresas e o poder público para que assumam, de forma compartilhada, este dever constitucional. 

Sobre o Instituto Alana

O Instituto Alana é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que aposta em programas que buscam a garantia de condições para a vivência plena da infância. Criado em 1994, é mantido pelos rendimentos de um fundo patrimonial desde 2013. Tem como missão “honrar a criança”.

Relacionamento com a imprensa

2PRÓ Comunicação 

[email protected] 

Belisa Barga / Elisabete Machado / Juliana Oliveira / Myrian Vallone 

Tels. (11) 3030.9437 / 9464 / 9437

Maio / 2020

+ sobre o tema

Seduc-SP oferece cursos de inglês, espanhol, Libras e mais

Os Centros de Estudos de Línguas da Secretaria da Educação...

Inscrições para o Enem 2024 começam hoje

Começa nesta segunda-feira (27) e vai até 7 de...

FGV e Fundação Itaú oferecem bolsas de mestrado em comunicação digital e cultura de dados

A FGV-ECMI (Escola de Comunicação, Mídia e Informação da...

Projeto de escolas cívico-militares é aprovado na Alesp após estudantes serem agredidos por policiais

O projeto de lei que prevê a implementação das escolas...

para lembrar

Deputado pede CPI contra abusos em universidades

O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia...

Construção da identidade da criança negra em meio as relações de racismo na escola

Às vezes me pego recordando minha infância e chego...

Enem 2021: MEC age com ‘intencionalidade de exclusão’

Ricardo Henriques comenta a queda nas inscrições de pretos,...

“Estudantes devem ser tratados como pessoas. Estamos fazendo isso?”

Tratar como pessoa é reconhecer, é valorizar. É entender...
spot_imgspot_img

Projeto SETA reforça importância da aprovação de texto elaborado na Conferência Nacional de Educação (Conae), que inclui educação antirracista e ação para a equidade...

O Projeto SETA, iniciativa realizada pela ActionAid, cujo objetivo é transformar a rede pública escolar brasileira em um ecossistema de qualidade social antirracista, acompanha de perto...

Seduc-SP oferece cursos de inglês, espanhol, Libras e mais

Os Centros de Estudos de Línguas da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) estão com inscrições abertas para os cursos de idiomas do...

Inscrições para o Enem 2024 começam hoje

Começa nesta segunda-feira (27) e vai até 7 de junho o período de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. No...
-+=