Impacto da desigualdade social durante a pandemia é tema de live realizada pelo Prioridade Absoluta, nesta sexta-feira

Enviado por / Fonte Instituto Alana

A atual pandemia tem evidenciado, ainda mais, as desigualdades da sociedade brasileira: segundo o IBGE, um quarto da população está abaixo da linha da pobreza e enfrenta maiores restrições de acesso à internet, saneamento básico, educação, condição de moradia e proteção social. Quase metade das crianças de 0 a 14 anos no país também está nesse grupo e têm seus direitos fundamentais – à escola, à saúde, à vida, etc – violados cotidianamente.

Para conversar sobre essas questões e trazer reflexões sobre a importância de considerar as desigualdades sociais e a absoluta prioridade de crianças e adolescentes, como determina o artigo 227 da Constituição Federal, durante o enfrentamento à pandemia, o programa Prioridade Absoluta, do Instituto Alana, realiza a live “Expresso 227: coronavírus: infâncias e desigualdades”, dia 29/5 (sexta-feira), às 19h, com transmissão ao vivo no canal do YouTube do Instituto Alana. 

A conversa terá a participação de Suelaine Carneiro, socióloga, mestre em educação e coordenadora da área de educação de Geledés Instituto da Mulher Negra; de Edna Araújo, enfermeira, professora, doutora em Saúde Pública e integrante do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), e Natália Neris, gestora de políticas públicas, mestre em Direito e Desenvolvimento, coordenadora da área de Desigualdades e Identidades do InternetLab. A mediação será feita por Renata Assumpção, coordenadora de comunicação do programa Prioridade Absoluta.

“A sociedade brasileira é profundamente desigual. E os impactos do coronavírus serão vivenciados, também, de maneira muito desigual e perversa, especialmente para aqueles em situação de vulnerabilidade econômica e social. Quase metade das crianças e adolescentes de 0 a 14 anos no Brasil estão abaixo da linha da pobreza. Como fica a educação a distância, quando não temos internet para todos? E a qualidade desse ensino? Como fica o acesso à saúde?”, questiona Pedro Hartung, coordenador do programa Prioridade Absoluta, do Instituto Alana. 

Sobre o Prioridade Absoluta

Prioridade Absoluta é um programa do Instituto Alana criado com a missão de dar efetividade e visibilidade ao Artigo 227 da Constituição Federal, que coloca crianças e adolescentes como absoluta prioridade das famílias, da sociedade e do Estado. Por meio de suas atividades, busca informar, sensibilizar e mobilizar pessoas, famílias, organizações, empresas e o poder público para que assumam, de forma compartilhada, este dever constitucional. 

Sobre o Instituto Alana

O Instituto Alana é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que aposta em programas que buscam a garantia de condições para a vivência plena da infância. Criado em 1994, é mantido pelos rendimentos de um fundo patrimonial desde 2013. Tem como missão “honrar a criança”.

Relacionamento com a imprensa

2PRÓ Comunicação 

[email protected] 

Belisa Barga / Elisabete Machado / Juliana Oliveira / Myrian Vallone 

Tels. (11) 3030.9437 / 9464 / 9437

Maio / 2020

+ sobre o tema

Tudo sobre o Enem 2024: o que pode levar, como são as provas, datas e mais

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 será aplicado nos...

Capoeira se torna disciplina pedagógica nas escolas de Belo Horizonte

A capoeira vai ser parte do currículo das escolas...

para lembrar

Pré-vestibular comunitário em laje na Maré aprova todos os estudantes em universidades públicas do Rio

Iniciativa UniFavela foi criada por jovens graduandos da Uerj...

Altos níveis de educação não afastam pessoas da religião

Jornal GGN – Durante décadas, acreditou-se que altos níveis...

Os 15 anos da Lei 10.639

O ensino da história e da cultura afro-brasileira e...

Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa é lançada em São Paulo

A 3ª edição da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa...
spot_imgspot_img

Fuvest encerra período de inscrições para vestibular 2025 nesta terça e alerta para problema com emissão de boleto

As inscrições para o vestibular 2025 da Fuvest, que seleciona estudantes para cursos de graduação da Universidade de São Paulo (USP), podem ser feitas até as...

Inscrições para vestibular da Unesp se encerram nesta quinta-feira; são 6.596 vagas em 24 cidades do estado de SP

As inscrições para o vestibular 2025 da Universidade Estadual Paulista (Unesp) podem ser feitas até esta quinta-feira (10). O exame oferece 6.596 vagas em...

Tudo sobre o Enem 2024: o que pode levar, como são as provas, datas e mais

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 será aplicado nos dias 3 e 10 de novembro em todo o país. A edição tem mais de...
-+=