Líderes gays pedem que eleitor não vote em candidato homofóbico

O tema foi discutido durante evento em Teresina que reuniu candidatos a vereador e prefeito, além de personalidades.

Entidades ligadas ao movimento GLBTT do Piauí aprovaram documento em que defendem que os eleitores não votem em candidatos que fazem discriminação e/ou preconceito contra os homossexuais.

 

O 6º Encontro de Travestis e Transexuais e o 4º Encontro de Gays teve início nesta quinta-feira e foi encerrado nesta sexta-feira (27). O coordenador do coletivo de gays Mirindiba, João Leite, destacou que o Piauí é campeão no disque denúncias de violências contra os homossexuais.

“Em 2011 foram seis assassinatos notificados enquanto nesse ao já foram contabilizados oito casos de morte. O movimento pede políticas públicas concretas voltadas para os GLBTT”, defende o gestor.

evento gbltt 02

Em entrevista o Cidadeverde.com, o gestor pediu que os homossexuais, travestis e transexuais fiquem em alerta para qualquer brincadeira de mau gosto nas redes sociais para que as entidades possam reagir.

“Nosso lema é: eu voto contra homofobia, lesbofobia e transfobia. Defendemos que os eleitores não votem em candidatos que não apoiam ações para os grupos gays, homossexuais e lésbicos”, divulga João Leite.

 

 

 

 

evento gbltt 04

 

Opiniões
Samanta Brasil, do movimento gay, defendeu que seja criado um calendário de ações GLBTT no calendário de Teresina para ressaltar datas como: 17 de maio, Dia Nacional de Combate à Homofobia; 28 de junho, Dia Internacional do Orgulho de Ser; e 29 de janeiro, dia de Visibilidade dos Travestis.

Monique Alves, da Associação dos Travestis do Piauí defende a criação de trabalho e renda, saúde e educação para o grupo. “Defendemos também a capacitação dos profissionais das delegacias de polícia para melhor atender”, propõem.

 

 

evento gbltt 03

Safira Bengel, da coordenação de Movimentos Sociais e DST/Aids da Fundação Municipal de Saúde (FMS), está reivindicando da Secretaria de Educação uma cartilha educativa para ser distribuídas nas escolas com o intuito de combater a homofobia.

“Um dos campos mais levantados dentro do encontro foi o preconceito nas escolas e nas famílias”.

 

 

 

 

 

evento gbltt 05

Política
O evento é voltado para receber os candidatos que estão disputando eleições. Participaram Firmino Filho (PSDB), Maklandel Aquino (PSOL), a vereadora Graça Amorim (PTB), Gilvana Gayoso (PT), Albert Piauí (PCdoB) Tatila Freitas (PT).

Firmino prometeu criar centro de referência GLBTT no município. Albert Piauí disse que é justo esse movimento não vote em candidato que não defende os grupos GLBTT. “A população gay consegue eleger um vereador. Se ele for homofóbico não merece receber votos”, disse.

 

 

 

evento gbltt 06

Tatila Freitas garantiu que, além de defender travestis e transexuais, vai estar ao lado de dos profissionais do sexo. “As prostitutas não tem políticas públicas voltadas apenas para elas”, disse a candidata a vereadora.

 

 

 

 

Fonte: Cidadeverde

+ sobre o tema

Direitos não retrocedem por Flávia Oliveira

Casamento não é liquidação de verão nem semana de...

Líderes negras abalam as estruturas do racismo

No Dia da Consciência Negra, conheça 10 profissionais que,...

O gênero na linha de frente

Professores, negros e pobres apanham do Estado há eras....

para lembrar

“Preciosas, bonitas e guerreiras” – empoderamento feminista das Pearls Negras

Antes que se fale a respeito do fenômeno Pearls...

Fátima Oliveira: Bandidos da paternidade acobertados pela Justiça

Foto - arquivo pessoal Silene Nogueira Araújo e Rosemary de...

Feminicí­dio

Feminicí­dio: O que é “O feminicídio é a instância última...

Lupita Nyong’o estrelará adaptação do livro de memórias do comediante Trevor Noah

A atriz Lupita Nyong’o, famosa por participar de grandes...
spot_imgspot_img

Rebeca Andrade se torna a primeira mulher brasileira a ganhar o Laureus

Maior medalhista olímpica do Brasil, a ginasta Rebeca Andrade, 25, tornou-se a primeira mulher do país a vencer o prêmio Laureus, considerado o Oscar do...

Prêmio Faz Diferença 2024: os finalistas na categoria Diversidade

Liderança feminina, Ana Fontes é a Chair do W20 Brasil, grupo oficial de engajamento do G20 em favor das mulheres. Desde 2017, quando a Austrália sediou...

Dona Ivone Lara, senhora da canção, é celebrada na passagem dos seus 104 anos

No próximo dia 13 comemora-se o Dia Nacional da Mulher Sambista, data consagrada ao nascimento da assistente social, cantora e compositora Yvonne Lara da Costa, nome...
-+=