Lula chega a 47% na Vox Populi; maioria considera prisão injusta

“A prisão de Lula, da forma como ocorreu, parece ter afetado a visão do cidadão comum, de forma a torná-la mais favorável ao ex-presidente”, avalia o diretor do instituto

Do Revista Fórum

Foto: Reproduzida/Scoopnest

De acordo com pesquisa do Instituto Vox Populi, realizada entre os dias 11 e 15 de abril, o ex-presidente Lula, ampliou sua vantagem sobre os demais candidatos às eleições de outubro depois que foi preso, no último dia 7 de abril. O levantamento demonstra ainda que ampla maioria considera que a sua prisão foi injusta.

Segundo a pesquisa, 41% dos brasileiros consideram que Lula foi condenado sem provas, 59% consideram que a prisão de Lula foi política e 58% acham que ele tem o direito de ser candidato novamente à presidência da República, mesmo depois da prisão.

Na pesquisa estimulada Lula marcou 47% das intenções de voto nos dois cenários, um com Henrique Meirelles e outro com Michel Temer. O segundo colocado nos dois cenários foi Jair Bolsonaro, com 11% no primeiro cenário e 12% no segundo.

A pesquisa perguntou ainda sobre a transferência de votos de Lula. Dos entrevistados, 23% responderam que votariam com certeza em um candidato que Lula apoiasse e 26% responderam que poderiam votar neste candidato, o que projeta uma transferência de votos de 49%.

Na pergunta espontânea sobre intenção de votos para presidente da República, Lula marcou 39% (eram 38% na pesquisa Vox de dezembro de 2016).

Nos cenários comparáveis de segundo turno, Lula marca 56% x 12% contra Geraldo Alckmin do PSDB (eram 50% x 14% em dezembro), 54% x 16% contra Marina Silva, da Rede, (eram 52% x 21%) e 54% x 20% contra Joaquim Barbosa, do PSB (eram 52% x 21%). Contra Bolsonaro, Lula ficaria com 55% x 17%.

Segundo o diretor do Vox Populi, Marcos Coimbra, a pesquisa mostra que aumentou o sentimento de que o ex-presidente é vítima de uma injustiça e de que recebe um tratamento desigual por parte do Judiciário”.

A pesquisa constata o aumento da simpatia ao PT e a diminuição da rejeição a Lula.  “A prisão de Lula, da forma como ocorreu, parece ter afetado a visão do cidadão comum, de forma a torná-la mais favorável ao ex-presidente”, avalia Coimbra.

 

+ sobre o tema

Neca Setubal defende taxação da elite e se revolta contra PL do Aborto: ‘Absolutamente inaceitável’

A primeira surpresa na autobiografia da educadora Neca Setubal, “Minha escolha...

Lula faz acordo sobre base de Alcântara e tenta encerrar 40 anos de disputa

O governo e entidades quilombolas fecharão um acordo sobre...

Quase 6 em cada 10 novos empregos são ocupados por beneficiários do Bolsa Família

Quando foi chamado para uma vaga de faxineiro, em...

Desigualdades e identidades na política brasileira

Há quem acredite que as dificuldades eleitorais da esquerda...

para lembrar

Na Costa Rica, Lula diz que economia ‘está do jeito que Deus gosta’

Fonte - G1 - Enviado especial da BBC Brasil...

Índios latino-americanos preparam ofensiva na Rio+20

  Índios brasileiros e de outros países latino-americanos...

Celulares, capitalismo e obsolescência programada

Como reunir, em cada aparelho, alguns dos metais mais...

De pegada carbônica, filosofia slow food e ecogastronomia

Há muita gente insatisfeita com o tipo de vida...

Extrema direita usa gramática religiosa em projeto de radicalização, diz Ronilso Pacheco

A Igreja foi uma peça fundamental do colonialismo europeu e da escravização de africanos, mas a espiritualidade cristã pode se comprometer com um projeto de...

Em marcha pelo fim da violência contra as mulheres, do racismo e da extrema direita

A Marcha Mundial das Mulheres se manifesta a respeito dos acontecimentos de 6 de setembro de 2024, quando o então ministro dos Direitos Humanos,...

Kamala supera expectativas e encurrala Trump no debate

Na categoria previsões furadas, o governador da Flórida, o republicano Ron De Santis, caprichou. De Santis previu no X (antigo Twitter) como seria o desempenho...
-+=