Nota de Repúdio de Geledés à “Operação Escudo” do governo paulista

Geledés – Instituto da Mulher Negra repudia a atuação do governo paulista em relação à chamada “Operação Escudo” iniciada na última sexta-feira (28), na cidade de Guarujá, no litoral de São Paulo. A chacina até agora resultou em mais de 13 pessoas mortas.

Geledés, ainda, se solidariza aos familiares das vítimas, e juntamente com toda a sociedade exige a instauração imediata de uma minuciosa investigação da operação policial realizada, pautada pelo total respeito aos direitos humanos, transparência e lisura na apuração das responsabilidades, com possível participação de observadores internacionais do sistema internacional de proteção de direitos humanos. 

A Operação Escudo, que usa o pretexto para reprimir o tráfico de drogas e o crime organizado na Baixada Santista, vem se concretizando como mais um caso de uso abusivo da força pelos policiais e agentes de segurança do Estado, desrespeitando de forma integral a Constituição Federal e o Estado Democrático de Direito, que não reconhece a figura da pena de morte. Ainda que tais pessoas fossem culpadas de qualquer crime é imperioso observar os princípios processuais para determinação da culpabilidade e aplicação de uma possível pena, sendo inconcebível que as forças de segurança pública atuem como juízes e executores da punibilidade da forma como entenderem. 

Vale lembrar que, após a sabatina do Estado brasileiro sobre o cumprimento do Pacto de Direitos Civis e Políticos no mês de junho desse ano, o Conselho de Direitos Humanos da ONU, dentre outros pontos, apontou estar preocupado com os inúmeros relatórios que indicam que o uso de força letal por policiais e agentes de segurança tem permanecido excessivamente alto por mais de uma década, afetando desproporcionalmente jovens negros. 

Foi recomendado ao Estado brasileiro, inclusive, que seja assegurado que a legislação nacional e os procedimentos operacionais que regem o uso da força e de armas de fogo pelos funcionários responsáveis pela aplicação da lei estejam em total conformidade com os padrões internacionais e princípios da ONU de direitos humanos. Além disso, o CDH recomendou que fosse assegurado que todos os funcionários responsáveis pela aplicação da lei recebam sistematicamente treinamento sobre o uso da força com base nesses princípios básicos e que fosse assegurado que os princípios de legalidade, necessidade e proporcionalidade sejam estritamente observados na prática.

A ação perpetrada pela Polícia Militar do Estado de São Paulo desrespeita frontalmente o recomendado pelo Conselho de Direitos Humanos da ONU. 

Nos últimos anos, a violência policial praticada pelo Estado brasileiro é um dos principais motivos de denúncias ao Sistema de Proteção Internacional de Direitos Humanos das Nações Unidas, inclusive no que se refere à morte de jovens negros nas periferias das grandes cidades do país.

Não à toa, no dia de hoje, o Alto Comissariado da ONU para Direitos Humanos cobrou uma ação das autoridades brasileiras para investigar as mortes registradas oriundas da carnificina chamada “Operação Escudo”. A entidade registrou que os responsáveis pelas execuções precisam ser levados à Justiça e punidos.

O respeito aos direitos humanos e a todos direitos constitucionalmente reconhecidos necessita ser uma realidade concreta, em especial para a população negra brasileira. 

+ sobre o tema

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz...

para lembrar

No Pará, dois mil indígenas cobram direito de usar nome étnico

Projeto do núcleo de direitos humanos do Pará garante...

Morte no Araguaia

Passados os 50 anos do golpe militar a coluna...

Suspeito de tráfico de Ipanema vendia droga para ‘alta sociedade’, diz polícia

Patrick Rubio, de 27 anos, foi denunciado por moradora...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a votação na Câmara dos Deputados que selou a permanência na prisão de Chiquinho Brazão por suspeita do...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A relação, atualizada na última sexta-feira...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...
-+=