Paraíba tem segundo mês em 2021 sem registros de feminicídios

Enviado por / FontePor Dani Fechine, do G1

Nenhum feminicídio foi registrado na Paraíba no mês de novembro, de acordo com Núcleo de Análise Criminal e Estatística do Estado. Duas mulheres foram mortas por outras motivações.

A Paraíba tem, em 2021, o segundo mês sem registros de feminicídios, de acordo com dados do Núcleo de Análise Criminal e Estatística da Polícia Civil. Ao longo de 2021, 30 feminicídios foram cometidos na Paraíba. Os dados foram solicitados pelo g1, através da Lei de Acesso à Informação (LAI).

No mesmo período de 2020, de janeiro a novembro, 29 feminicídios foram investigados pela polícia. Só em novembro, oito mulheres foram mortas e um caso foi investigado como feminicídio. Os dados mostram aumento de um caso em comparação a novembro de 2021.

Nos meses anteriores

Em outubro, foram registrados quatro feminicídios e três mortes de mulheres por motivos além de gênero. Em setembro, foram registrados dois feminicídios e seis mortes de mulheres registradas como homicídios. Já o mês de agosto foi um dos mais violentos de 2021. Ao todo, dez mulheres foram assassinadas no mês passado, sendo sete feminicídios e três homicídios dolosos.

Em todo o ano de 2021, de janeiro a novembro, 30 feminicídios já foram registrados, sendo agosto o mês que apresentou maior quantidade de casos. Além disso, 43 mulheres já foram assassinadas em casos investigados como homicídio doloso, totalizando 73 mulheres mortas, considerando que também dois latrocínios com vítimas mulheres foram registrados.

Foto: Imagem retirada do site G1

Feminicídio é o assassinato de uma mulher cometido devido ao fato de ela ser mulher ou em decorrência da violência doméstica. Foi inserido no Código Penal como uma qualificação do crime de homicídio em 2015 e é considerado crime hediondo. No homicídio doloso, o assassinato tem outras motivações.

O que mostram os números

  • Nenhum feminicídio foi registrado em novembro de 2021
  • Mês de agosto registra maior número de casos em 2021
  • Em onze meses de 2021, foi registrado 30 feminicídios
  • Em 2021, 75 mulheres já foram mortas
Foto: Imagem retirada do site G1

+ sobre o tema

Chacina de Campinas: nós, homens, precisamos discutir nossa masculinidade

Não chamem de tragédia, apenas. Foi uma tragédia, mas...

Mãe de adolescente que cometeu suicídio após ser estuprada divulga carta da filha

O caso da adolescente Cassidy Trevan, que cometeu suicídio...

Angelina Jolie pede mais esforços contra violência sexual em guerras

Atriz Angelina Jolie quer documentar crimes e apoiar processos,...

para lembrar

Homem mata esposa grávida a facadas porque ela não quis fazer jantar

Uma mulher grávida foi assassinada dentro de casa pelo...

Mulheres da Paraíba exigem ética da mídia local

Só este ano, 73 mulheres foram assassinadas na Paraíba....

TamoJuntas realiza 6ª Mutirão Lei Maria da Penha este sábado (5)

O último Mapa da Violência registra: aumentou em 54% os...
spot_imgspot_img

Morte de artista circense Julieta Hernández põe em discussão os direitos da mulher viajante; veja outros casos de violência

O Fantástico deste domingo (14) mostrou como a morte de artista circense Julieta Hernández reacendeu a discussão sobre os direitos da mulher. Jussara Botelho...

DF teve mais feminicídios cometidos com armas legais do que ilegais

Armas de fogo legais são mais usadas em feminicídios do que armas ilegais no Distrito Federal. Os dados, levantados pelo Metrópoles, mostram que o...

Amparo para órfãos do feminicídio

Um alento para crianças e adolescentes em vulnerabilidade que perderam a mãe para o hediondo feminicídio. Cada um deles terá direito a receber auxílio...
-+=