Resenha do livro ‘Infância afrodescendente: epistemologia crítica no ensino fundamental’.

Por: Luã Ferreira Leal

Divulgação

Santos, Ana Katia Alves; Infância afrodescendente: epistemologia crítica no ensino fundamental. Salvador: Editora EDUFBA, 2006.

Quais as formas de abordar a África como ponto de origem de determinadas manifestações religiosas e culturais no Brasil? A partir dessa indagação, iniciarei esta análise do livro Infância afrodescendente: epistemologia crítica no ensino fundamental, resultado da dissertação de mestrado defendida por Ana Katia Alves dos Santos em 2005 no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA.

Infância afrodescendente valoriza uma virada epistemológica na relação dos professores com a experiência dos alunos. No prefácio de Dante Augusto Galeffi, é apresentado o cerne do debate, voltado para intervenção na esfera pública, da importância da “compreensão e valorização do aprendizado multifacetado em detrimento da razão instrumental e monológica”. Essa virada epistemológica pretende reduzir a distância entre o cotidiano dos alunos e os conteúdos apresentados em sala de aula pelos educadores.

Além da introdução e da conclusão, o livro é dividido em três capítulos. O primeiro, intitulado “O que é isto – a infância?”, é voltado para discutir as concepções naturais sobre a infância, assim como para apresentar a proposta de Philippe Ariès acerca da historicidade do tratamento dispensado pelos adultos em relação às crianças, ou seja, a infância como construção social. O segundo capítulo, “Epistemologia, educação e infância afrodescendente no horizonte da contemporaneidade”, trata das alternativas à hegemonia da cognição como capacidade mais valorizada no sistema de ensino. A autora discute a relevância de outras vias de produção de conhecimento baseadas na experiência dos alunos, valorizando assim aspectos étnicos, políticos, econômicos e sociais presentes no cotidiano dos alunos.

Em “História e cientificidade do ensino fundamental: há lugar para a diferença na escola que fazemos?”, terceiro capítulo do livro Infância afrodescendente, a autora apresenta em maior grau o aspecto militante de seu trabalho. Sua análise, baseada na defesa da inserção da experiência dos sujeitos que ensinam e aprendem no âmbito escolar, critica o “processo perverso e excludente” da educação brasileira. A visão europeia e elitizada surge no discurso da autora como barreira à defesa da cultura afrodescendente na Bahia. Dessa forma, a preponderância desse método de ensino promoveu a exclusão da cultura local desde o século XVI no Brasil, devido à presença dos jesuítas na condição de promotores de fundamentos pedagógicos.

Devido ao último aspecto destacado acima, considero necessário situar dois pontos negativos do livro: a apresentação dos métodos de pesquisa e o impreciso olhar historicizante sobre os processos de transmissão de conhecimento. O primeiro ponto refere-se à supervalorização do debate sobre a separação sujeito/objeto, influenciada pelas proposições de Heidegger sobre experiência autêntica, a qual deve ser considerada antes de ser transformada em abstração. A apresentação excessivamente longa dos pressupostos heideggerianos em detrimento da análise dos caminhos metodológicos escolhidos durante a pesquisa torna o livro mais semelhante a um ensaio do que a um trabalho acadêmico produzido para comprovação de hipóteses.

O segundo ponto diz respeito a um problema encontrado em todo o livro, sobretudo nos capítulos voltados para a discussão da situação de exclusão de elementos da cultura afro-brasileira no ensino fundamental baiano. As generalizações sobre a condição do Brasil no “modelo agrário/exportador, dependente e servil da Europa” não permitem ao leitor identificar os processos de consolidação dos elementos de “fortalecimento do império da cultura moderno-colonialista/ branco-ocidental”, os quais levariam ao ajustamento das crianças afrodescendentes ao universo da racionalidade branco-ocidental. Além de apresentar a cultura moderno-capitalista como algo homogêneo, um bloco monolítico, outro equívoco é a ausência de uma reflexão sobre os processos que resultaram na predominância de uma perspectiva que não valoriza o cotidiano das crianças afrodescendentes.

Baseado nas propostas teóricas de Paulo Freire, o livro em sua parte final evidencia a defesa da escola solidária. Esse modelo de escola prioriza a importância da inserção da criança a um contexto, diferentemente da escola que “conserva a racionalidade moderna, de fundamentos epistemológicos metafísicos, branco-ocidental.” A escola solidária está interessada na realidade dos educandos e seus fundamentos são dialogicidade, alteridade, acolhimento, diferença, diversidade, abertura e curiosidade.

Em sua defesa da escola plural, a autora aborda a reelaboração da identidade a partir da tradição mantida na vida em comunidade pela transmissão entre gerações de dança, cantos e mitos. As crianças reelaboram a cultura de matriz africana, principalmente, nos terreiros de Candomblé. A autora, contudo, não apresenta ao leitor as formas pelas quais ocorre essa reinvenção da “tradição”. No candomblé, a narração mítica sobre a construção de ser humano está centrada na figura dos orixás. O Anexo A, intitulado “mitologia afro-brasileira”, apresenta a teogonia do candomblé, possibilitando assim que sejam identificadas as características dos orixás apresentados no decorrer do livro.

No terceiro capítulo, é apresentada a transcrição da conversa realizada dentro de uma das escolas analisadas com os filhos de santo João Roque, uma criança de 10 anos, e sua mãe. A pesquisadora ao comentar uma das respostas dos seus entrevistados indica que o culto aos orixás “vem de uma tradição africana que é nossa, mas que a maioria das pessoas prefere negar.” João Roque, em outro momento da entrevista, afirma que “às vezes a professora fala da África, mas não toca no Candomblé”.

Em seu posicionamento contra a “negação da afrodescendência”, a qual promoveria apagamento étnico no ensino, a autora entende as práticas religiosas do candomblé como elemento africano autêntico presente no cotidiano de afro-brasileiros. Salvador, terminal do tráfico de escravos, seria uma síntese da resistência e as religiões afro-brasileiras constituiriam um lugar de memória dos descendentes que sofreram “trágica aventura” durante a diáspora.

Apesar de mencionar as denominações dos grupos que foram forjadas no tráfego de escravos como Minas, Jejes, Nagôs, Tapas, Hauças, Calabar e Galinhas, a autora aponta a existência de uma matriz africana comum, capaz de estimular a elaboração de uma identidade afro-brasileira, mas não historiciza o processo de sua criação. Por tratar de uma questão complexa – as relações entre docentes e discentes na abordagem em sala de aula da cultura afro-brasileira –, o livro deveria problematizar a criação dessa identidade.

 

 

Fonte: Áfria em Questão

+ sobre o tema

para lembrar

Mais de 50 mil indígenas farão Enem para tentar vaga em universidade

Em aldeia da etnia pareci, oito estudantes já escolheram...

Número de professores negros em universidades públicas gera debate

Campanha institucional da UFJF questiona a quantidade de docentes...

Governo fecha pacto para erradicar analfabetismo infantil até 2020

Dilma Rousseff afirma que esta é uma tarefa inadiável...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=