Secretaria da Educação exclui de avaliação estudantes de escolas ocupadas em SP

Para alunos e professores, avaliação perderá “legitimidade”, já que nem todos os estudantes farão a prova

por Cida de Oliveira, da RBA

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo anunciou hoje (23) a decisão de cancelar a aplicação das provas do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar de São Paulo (Saresp) nas escolas ocupadas. O exame, que mede o nível de aprendizado dos alunos, será aplicado amanhã e quarta-feira.

Participam da avaliação estudantes do 3º, 5º, 7º e 9º anos do ensino fundamental e da 3ª série do médio. A previsão da secretaria é que 1,2 milhão de alunos sejam avaliados neste ano. As notas obtidas compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp) e servem como parâmetro ao cálculo do bônus de professores e funcionários.

“O governo tenta dessa forma dar legitimidade ao Saresp, mas não deve funcionar. Com as escolas ocupadas fora da avaliação e com o boicote de outros estudantes, o exame deixa de ser legítimo”, diz o professor de Matemática Luciano Delgado, de Guarulhos.

Estudantes, porém, prometem boicotar o exame. Entre eles, os que ocupam as escolas estaduais Carlos Gomes e Francisco Glicério, na região central de Campinas. A mobilização, por meio das redes sociais com alunos de todas as escolas, pretende reforçar a onda de protestos contra a reorganização na rede estadual prevista para ser implementada a partir do ano que vem.

Aluna da Escola Estadual Fernão Dias Paes, em Pinheiros (zona oeste de capital), a segunda a ser ocupada, a estudante Karina, que preferiu não revelar o sobrenome, entende que a avaliação é importante para muitos alunos, especialmente do terceiro ano do ensino médio, assim como as notas do quarto bimestre.

“Muitos alunos acham que não é certo esse cancelamento e que a prova deveria ser aplicada num outro dia e em outro local. Porém, é necessário algum sacrifício para conseguirmos o que queremos. Está difícil, porque depois de um bom tempo de ocupação, parece que não estão dando a devida atenção. Mesmo assim, as ocupações continuam cada vez mais”, diz a estudante.

Segundo a Secretaria da Educação, os aspectos relacionados ao pagamento do bônus por resultado, que tem no Saresp elemento central para fins de cálculo, serão estudados do ponto de vista legal e comunicados posteriormente.

Conforme destacou o secretário da Educação, Herman Voorwald, em nota divulgada no site da secretaria, a pasta mantém “aberto canal de diálogo” com os estudantes e protocolou, no Tribunal de Justiça, propostas de negociação para desocupação das escolas, mas mais uma vez não obteve acordo. Mesmo assim, o canal para diálogo mantém-se aberto.

+ sobre o tema

Tudo sobre o Enem 2024: o que pode levar, como são as provas, datas e mais

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 será aplicado nos...

Capoeira se torna disciplina pedagógica nas escolas de Belo Horizonte

A capoeira vai ser parte do currículo das escolas...

para lembrar

Educar para diversidade: como lidar com a multiplicidade de sujeitos no espaço escolar?

Num recente texto, publicado aqui pelo Blogueiras, falei sobre...

Universitários brasileiros são brancos, moram com os pais e estudam pouco

Pesquisa traçou perfil do estudante que cursa os últimos...

Insegurança e violência são os principais problemas nas escolas, diz pesquisa

Levantamento feito pelo instituto de pesquisa Data Popular revela...

Paremos, porque a vida não pode parar

O contexto imposto pela pandemia de covid-19 me faz...
spot_imgspot_img

Fuvest encerra período de inscrições para vestibular 2025 nesta terça e alerta para problema com emissão de boleto

As inscrições para o vestibular 2025 da Fuvest, que seleciona estudantes para cursos de graduação da Universidade de São Paulo (USP), podem ser feitas até as...

Inscrições para vestibular da Unesp se encerram nesta quinta-feira; são 6.596 vagas em 24 cidades do estado de SP

As inscrições para o vestibular 2025 da Universidade Estadual Paulista (Unesp) podem ser feitas até esta quinta-feira (10). O exame oferece 6.596 vagas em...

Tudo sobre o Enem 2024: o que pode levar, como são as provas, datas e mais

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 será aplicado nos dias 3 e 10 de novembro em todo o país. A edição tem mais de...
-+=