Sociedade Civil apresenta proposta de reforma política na Câmera dos Deputados.

O sistema político brasileiro está falido. Não somente pelos sucessivos escândalos de corrupção, nepotismo, mas também pela não efetivação dos mecanismos de democracia direta, que afastam o povo do real poder, pela não representação de segmentos da população, como por exemplo a população indígena ou pela subrepresentacao das mulheres e da população negra.. Neste sistema nem todos/as estão representados/as.

As conseqüências disso são de extrema gravidade. A população, descrente, afasta-se do processo de decisões que afetam diretamente sua vida. Questões de grande importância para o país são decididas por políticos sem legitimidade e cada vez mais comprometidos com a defesa de interesses privados, em detrimento dos reais interesses da nação. Nossa democracia está fragilizada.

Várias tentativas de se promover a reforma política que o país precisa foram, ao longo de muitos anos, rechaçadas por aqueles que, na verdade, se beneficiam das regras atuais para se perpetuarem em seus cargos, contribuindo, assim, para a profunda crise que o país vive atualmente.

Diante da recusa do Congresso Nacional em responder aos anseios da sociedade no sentido de promover mudanças, setores organizados da sociedade civil se mobilizaram em torno da construção de uma proposta de Reforma Política capaz de aperfeiçoar o nosso sistema político e de contribuir para o fortalecimento da democracia brasileira.

Articuladas na Frente Parlamentar pela Reforma Política com Participação Popular, várias entidades estão apresentando uma proposta que prevê medidas fundamentais, com vistas a uma verdadeira reforma política.

O central da proposta, é uma nova regulamentação do art. 14 da CF que trata dos mecanismos de democracia direta, comissão de fiscalização das eleições ( com partição da sociedade civil) e um conjunto de propostas que dizem respeito a reforma eleitoral como por exemplo o financiamento publico exclusivo e a votação em lista pré ordenada com alternância de sexo, fidelidade partidária e fim das coligações.

. Anexo a proposta de reforma política da sociedade civil.

{rsfiles path=”clp” template=”default”}

+ sobre o tema

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz...

para lembrar

Gregório Duvivier: “Eu tenho pé de maconha em casa. Por que não me prendem?”

Em sua fala durante debate com o coletivo antiproibicionista...

‘O Futuro Roubado’ é um livro científico que dói na cidadania

Há anos, desde que o li, se tiver de...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a votação na Câmara dos Deputados que selou a permanência na prisão de Chiquinho Brazão por suspeita do...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A relação, atualizada na última sexta-feira...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...
-+=