Violência em Salvador: entidades apelam para os Direitos Humanos

Salvador (Brasil) – Entidades do movimento social tornaram público hoje, através das redes sociais, um documento no qual pedem providências urgentes à situação de violência a que estão submetidas as populações dos bairros pobres de Salvador, sob ameaça de morte por parte de policiais, dirigida principalmente a seus líderes que tem denunciado o assassinato de um grande número de jovens, negros, na comunidade.

As entidades acusam a polícia de bases comunitárias (UPPs) de estar ameaçando ativistas de direitos humanos e do movimento negro de Salvador, citando especificamente um membro da campanha “Reaja ou será morto” , que teve recentemente sua casa invadida sob a alegação de que haviam recebido uma denúncia anônima (ver aqui artigo assinado por Jair Silva e publicado pela alaiONline sobre o assunto)

reaja-bahia-150x148

O documento relata que, no último domingo (28/10) policias da viatura 15 x 17 comentaram entre seus colegas de fardas que, se algum tipo de punição acontecer por conta de denúncias feitas na Corregedoria de Policia e do Ministérios Público, vai haver vingança, com a retirada da vida de ativistas e de moradores da comunidade militarizada do Bairro da Paz, ironicamente um dos bairros que lideram em índices de violência.

O documento diz ainda que as ameaças decorrem por conta de denúncias protocoladas no Ministério Público sobre torturas, abusos, agressões , intimidações, homicídios e desaparecimentos, praticados pela polícia e ou por homens encapuzados sob a tutela de agentes do Estado.

O relatório ainda clama pela justiça em relação à vida do jovem Rodrigo dos Anjos Silva, 21 anos, assassinado no dia 13 de setembro deste ano a uma distância de 250 metros da Base Comunitária do Bairro da Paz.

Diante da gravidade da situação que se caracteriza como uma transgressão da polícia baiana aos direitos humanos, o Conselho de Comunicação e Políticas Públicas da Metrópole de Salvador, Compop, emitiu uma nota para as listas de discussão solicitando sugestões para orientar as ações do órgão e dos movimentos sociais na defesa dos direitos humanos e na interlocução com o governo federal, do Estado e municípios.

Por conta da situação tensa e para proteger seus líderes, a alaiONline não divulgará o relatório. As entidades que assinam o documento são: Anistia Internacional, Organização Justiça Global, Mães de Maio, Rede de Comunidades de Combate a Violência, Posse Haussá / São Paulo, Fórum de entidades do Bairro da paz , Posse de Hip HOP Clã Periférico , Movimento Negro Unificado (MNU) , Posse de Conscientização em Expressão (PCE), Conselho de Moradores do Bairro da Paz , Ogum’s Toques Negros, ONG Renova, Instituto Apompaz e Atitude quilombola. | Por alaiONline. Fonte: Compop.

Fonte: alaiONline

+ sobre o tema

Saúde: maternidade, aborto e violência sexual

A garantia de uma maternidade saudável e segura deve...

Mulheres e mercado de trabalho

Muitas mulheres lutaram por anos para obter o direito...

Como o racismo afeta a saúde dos negros, segundo a ciência

São Paulo – Além dos diversos problemas sociais conhecidos...

Bolsonaro Está Liberado Para Disputar Presidência Da Comissão De Direitos Humanos

Ele concorrerá como candidato avulso na Câmara, mas são...

para lembrar

Luiza Bairros fica! Nota da SEPPIR sobre a matéria “Reforma ameaça ministras mulheres

Presidência da República Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade...

No fundo do poço, há sempre um alçapão

A vida. Essa brincalhona. O promotor de Justiça em São...

Relatório preliminar do Projeto Global de Monitoramento de Mídia de 2010

  Somente 24% das pessoas vistas, ouvidas...

Ensaio sobre imprensa, ativismo e mídias sociais

  Primeiro, quero deixar claro que neste ensaio...
spot_imgspot_img

Brasil apresenta compromissos para eliminar violência contra criança

O Brasil reafirmou perante a comunidade internacional oito compromissos pela eliminação da violência contra crianças. Os compromissos foram apresentados pela ministra dos Direitos Humanos...

Momento histórico para Geledés na COP 16

Geledés – Instituto da Mulher Negra, em parceria com outras organizações negras do Brasil e da Colômbia, alcançou um feito histórico na Conferência das...

Geledés participa da primeira reunião do processo da Cúpula das Américas para 2025 na República Dominicana

A reunião, que ocorreu no último dia 30 de outubro, no Palácio do Itamaraty, em Brasília/DF, foi organizada pela Secretaria da Cúpula das Américas...
-+=