Violência em Salvador: entidades apelam para os Direitos Humanos

Salvador (Brasil) – Entidades do movimento social tornaram público hoje, através das redes sociais, um documento no qual pedem providências urgentes à situação de violência a que estão submetidas as populações dos bairros pobres de Salvador, sob ameaça de morte por parte de policiais, dirigida principalmente a seus líderes que tem denunciado o assassinato de um grande número de jovens, negros, na comunidade.

As entidades acusam a polícia de bases comunitárias (UPPs) de estar ameaçando ativistas de direitos humanos e do movimento negro de Salvador, citando especificamente um membro da campanha “Reaja ou será morto” , que teve recentemente sua casa invadida sob a alegação de que haviam recebido uma denúncia anônima (ver aqui artigo assinado por Jair Silva e publicado pela alaiONline sobre o assunto)

reaja-bahia-150x148

O documento relata que, no último domingo (28/10) policias da viatura 15 x 17 comentaram entre seus colegas de fardas que, se algum tipo de punição acontecer por conta de denúncias feitas na Corregedoria de Policia e do Ministérios Público, vai haver vingança, com a retirada da vida de ativistas e de moradores da comunidade militarizada do Bairro da Paz, ironicamente um dos bairros que lideram em índices de violência.

O documento diz ainda que as ameaças decorrem por conta de denúncias protocoladas no Ministério Público sobre torturas, abusos, agressões , intimidações, homicídios e desaparecimentos, praticados pela polícia e ou por homens encapuzados sob a tutela de agentes do Estado.

O relatório ainda clama pela justiça em relação à vida do jovem Rodrigo dos Anjos Silva, 21 anos, assassinado no dia 13 de setembro deste ano a uma distância de 250 metros da Base Comunitária do Bairro da Paz.

Diante da gravidade da situação que se caracteriza como uma transgressão da polícia baiana aos direitos humanos, o Conselho de Comunicação e Políticas Públicas da Metrópole de Salvador, Compop, emitiu uma nota para as listas de discussão solicitando sugestões para orientar as ações do órgão e dos movimentos sociais na defesa dos direitos humanos e na interlocução com o governo federal, do Estado e municípios.

Por conta da situação tensa e para proteger seus líderes, a alaiONline não divulgará o relatório. As entidades que assinam o documento são: Anistia Internacional, Organização Justiça Global, Mães de Maio, Rede de Comunidades de Combate a Violência, Posse Haussá / São Paulo, Fórum de entidades do Bairro da paz , Posse de Hip HOP Clã Periférico , Movimento Negro Unificado (MNU) , Posse de Conscientização em Expressão (PCE), Conselho de Moradores do Bairro da Paz , Ogum’s Toques Negros, ONG Renova, Instituto Apompaz e Atitude quilombola. | Por alaiONline. Fonte: Compop.

Fonte: alaiONline

+ sobre o tema

Ex-vítimas de trabalho escravo ganham vida nova em estádio da Copa

José Divino da Silva, de 58 anos, ainda...

PNUD vai lançar atlas com IDH de municípios brasileiros dia 29 de julho

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) vai lançar...

Desigualdade é o maior desafio da América Latina e Caribe, diz ministro brasileiro em reunião da ONU

“O vínculo entre desenvolvimento social e direitos humanos deve...

“Meia dúzia de índios e alguns vagabundos pintados”

sugerido pelo Pedro Brandão, no Facebook O deputado...

para lembrar

Estudo relata violência contra jornalistas e comunicadores na Amazônia

Alertar a sociedade sobre a relação de crimes contra o...

Sônia Nascimento – Vice Presidenta

[email protected] Sônia Nascimento é advogada, fundadora, de Geledés- Instituto da...

Suelaine Carneiro – Coordenadora de Educação e Pesquisa

Suelaine Carneiro [email protected] A área de Educação e Pesquisa de Geledés...

Sueli Carneiro – Coordenadora de Difusão e Gestão da Memória Institucional

Sueli Carneiro - Coordenação Executiva [email protected] Filósofa, doutora em Educação pela Universidade...
spot_imgspot_img

Estudo relata violência contra jornalistas e comunicadores na Amazônia

Alertar a sociedade sobre a relação de crimes contra o meio ambiente e a violência contra jornalistas na Amazônia é o objetivo do estudo Fronteiras da Informação...

Brasil registrou 3,4 milhões de possíveis violações de direitos humanos em 2023, diz relatório da Anistia Internacional

Um relatório global divulgado nesta quarta-feira (24) pela Anistia Internacional, com dados de 156 países, revela que o Brasil registrou mais de 3,4 milhões...

James Cone, teologia negra da libertação e luta antirracista

No dia 28 de abril de 2024, completa-se 6 anos da morte do pastor e teólogo James Cone, o sistematizador da teologia negra. Esta...
-+=